Saúde entrega leite arrecadado em seminário à mães portadora do HIV

O secretário municipal de Saúde, João Macário, fez a entrega de 247 latas de leite, ao Centro de Referência em Atendimento a Portadores de HIV/AIDS, que funciona no bloco I do PAM Salgadinho. O leite será utilizado na complementação alimentar de crianças nascidas de mães soropositivas, que são acompanhadas pelo Programa Municipal de Controle e Prevenção em DST/HIV/AIDS.

O leite foi arrecadado durante o III Seminário sobre Sexualidade e Prevenção às DST/HIV/AIDS na Adolescência, realizado pela Secretaria de Saúde , através do Programa Municipal de DST/AIDS. As mães soropositivas são impedidas de amamentar seus filhos para não transmitir o vírus HIV; por isso o leite industrializado (Nan ou Nestogeno) é fundamental para garantir a alimentação desses bebês.

Como o Ministério da Saúde assegura, através do “Projeto Nascer”, a doação do leite aos filhos de portadoras de HIV/AIDS nos primeiros seis meses de vida o problema surge quando a criança ultrapassa esse período, até poder incorporar outros alimentos à sua rotina. A doação do alimento será direcionada a essas crianças, que estão deixando de ser beneficiadas pelo Ministério e ainda precisam ter sua alimentação complementada.

Atualmente, há cerca de 20 mulheres soropositivas que deram a luz sendo acompanhadas por profissionais do Centro de Referência do PAM Salgadinho. O trabalho feito com elas é resultado de uma pesquisa realizada entre 2003 e 2004 com dez pacientes que tiveram todo o acompanhamento adequado no pré-natal, fazendo uso, a partir do quarto mês, de retrovirais, o que ajudou a evitar a contaminação de nove bebês.

Além da medicação, foram seguidos outros cuidados como a realização do parto cirúrgico (cesariana) e a aplicação de retrovirais no bebê 72 horas após o parto e durante um mês, em forma de xarope. O risco, no entanto, só é definitivamente descartado após dois anos de acompanhamento, meta que deve ser alcançada em breve, ressaltou a assistente social Suely Jane Lins.

Fonte: Secom/Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos