Renan instala CPI do Mensalão na terça

Após reunião com as lideranças partidárias do Senado e da Câmara dos Deputados, o presidente Renan Calheiros anunciou que os partidos têm até 16h da próxima segunda-feira, 18, para indicarem seus representantes na comissão parlamentar mista de inquérito que investigará a denúncia do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), segundo a qual dirigentes do Partido dos Trabalhadores (PT) faziam pagamentos mensais a deputados federais do PL e do PP para que estes seguissem a orientação do governo em votações no Congresso, o chamado "mensalão". Renan disse que a CPI do Mensalão será instalada na próxima terça-feira, 19.

A proposta de unificar todas as CPIs em apenas uma não prosperou. Segundo Renan, a unificação é regimentalmente inviável.

– Mais importante do que ser uma, duas ou quatro CPIs é a eficácia e a celeridade da investigação, são as respostas que o Congresso precisa dar à sociedade para separar os bons dos maus políticos – afirmou.

Também não houve acordo com relação à votação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Renan disse que amanhã (13) será realizada uma sessão do Congresso Nacional e que pretende aproveitar esse quórum para, caso haja acordo, votar a LDO e iniciar o recesso parlamentar. Ele lembrou que já havia decidido manter as investigações das CPIs mesmo durante o recesso.

Fonte: Agëncia Senado

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos