Autoridades prestigiam abertura da II Fersucro no Centro de Exposições de Maceió

Cerimônia foi prestigiada pelo ministro da agricultura Roberto Rodrigues

Alagoas 24 HorasDiversas autoridades compareceram a solenidade de abertura da Fersucro

Diversas autoridades compareceram a solenidade de abertura da Fersucro

A II Feira Regional Sucroalcooleira (Fersucro), foi aberta oficialmente agora a pouco, no Centro Cultural e de Exposições de Maceió, em Jaraguá. O evento, que acontece até a sexta-feira, 5, pretende discutir as novas perspectivas do mercado sulcroalcooleiro em Alagoas e no resto do Brasil, bem como, o protocolo de Kyoto.

Além dos presidentes do Sindicato do Açúcar e do Álcool no Estado de Alagoas (Sindaçucar) e da Cooperativa dos Produtores de Açúcar e Álcool (Cooperçúcar), respectivamente, Pedro Robério e Luiz Ximenes, compareceram a cerimônia de abertura do evento, o governador em exercício, Luiz Abílio, o secretário executivo de Agricultura, Kleber Törres, a reitora da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Ana Deyse Dória e o ministro da Agricultura, Roberto Rodrigues.

Atividades

Durante toda a semana várias atividades serão desenvolvidas, a exemplo de simpósios, salas temáticas e exposições. Simultaneamente, os visitantes poderão conferir os stands que trarão além de informações aos produtores de cana, usineiros e a comunidade em geral, as novas tecnologias implementadas na cultura canavieira alagoana.

Entre as palestras que serão ministradas ao longo dos quatro dias da Fersulcro, constam Cana de Açúcar e o Protocolo de Kyoto, Programa stop de segurança, Interferências eletromagnéticas em usinas de açúcar, Controle estatístico de processo da fabricação do álcool, Panorama da produção de energia elétrica nas usinas de Alagoas, Controle de qualidade do açúcar e Perspectivas da colheita mecanizada no Brasil.

Poderão também ser conferidos em exposição, os novos implementos agrícolas lançados no mercado, como tratores, colheitadeiras e outros equipamentos utilizados para o plantio, cultivo e colheita da cana de açúcar – seja ela mecanizada ou manual.

Lançamento

Um dos eventos mais aguardados da II Fersucro – que tem o apoio do governo do Estado, da Nutriplant, do Sindaçúcar, da Crpaaal, da Sociedade dos Técnicos Açucareiros e Alcooleiros do Brasil (Stableste) e da Ufal – deve acontecer nesta terça-feira, 2, às 12:30h, quando será lançado o livro de Celso Silva Caldas, “Teoria básica das análises sucroalcooleiras”.

Números

Por ser a principal atividade econômica do Estado, o setor sucroalcooleiro também é o maior gerador de emprego e renda. São ao todo, 120 mil empregos diretos e, R$ 120 milhões em impostos gerados anualmente. Dentro da nova visão adotada pelas usinas alagoanas, são destinados mais de R$ 11 milhões ao ano, para serem aplicados em projetos sociais e, graças ao ajuste de conduta firmado com o Instituto para a Preservação da Mata Atlântica (IPMA), cerca de 2,5 milhões de mudas já foram plantadas, reflorestando 60 mil hectares de terra.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos