Servidores da Seplan e Itec são capacitados

Durante esta semana, servidores da Secretaria Executiva de Planejamento e Orçamento (Seplan) e do Instituto de Tecnologia em Informática e Informação de Alagoas (Itec) participaram do Curso de Indicadores de Desempenho Institucional, ministrado pela Psicóloga Organizacional e do Trabalho em Brasília, Iara Bayma.

Os 30 participantes foram capacitados para a elaboração de medidas de indicadores quantitativos e qualitativos, fundamentais no processo de estabelecimento de metas dentro do Planejamento Estratégico.

A série de aulas priorizou a discussão em torno dos principais indicadores, de eficiência, eficácia, efetividade, qualidade e elaboração de projetos. Segundo Iara Bayma, as aulas seguiram uma abordagem dos conceitos necessários para efetivar melhorias em nível de qualidade e alcance das metas organizacionais. “A proposta é fazer desses profissionais bons avaliadores de desempenho, preparando-os para verificar custo, tempo e recursos”, ressaltou.

A instrutora explicou ainda que, para garantir o rendimento do curso, foi adotada uma metodologia participativa. A capacitação contou com estudo de casos, exemplos extraídos a partir da realidade de trabalho dos participantes. “Foi um importante exercício prático. Tanto que já se pretende montar um grupo na Seplan para aprofundar o estudo da área de indicadores de desempenho. Sinto satisfação em ver o início dos resultados desse trabalho”, comentou a professora, acrescentando também sua alegria em estar de volta a Maceió.

A necessidade de realização do curso surgiu a partir da solicitação das diversas coordenadorias da Seplan que trabalham com indicadores sócio-econômicos. O treinamento foi organizado pela secretaria, por meio do Plano de Gestão de Treinamento, coordenado pelo setor de Recursos Humanos/Gestão de Pessoas, em parceria com a Escola de Administração Fazendária – Esaf.

Fonte: Seplan

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos