Terremoto na Ásia pode ter matado mais de mil

Um poderoso terremoto de 7,6 graus na Escala Richter causou "enormes danos" e pode ter deixado mais de mil mortos neste sábado no Paquistão, além de ter provocado a morte de outras 157 pessoas na Índia e de pelo menos duas crianças no Afeganistão, segundo um balanço provisório.

Num ambiente de caos, com numerosas linhas telefônicas cortadas e sobrecarregadas, há muitas informações sobre a destruição provocada pelo terremoto no Paquistão, cujo epicentro foi localizado a cerca de 100km ao norte de Islamabad. As notícias mais graves chegam das zonas montanhosas do norte do país, de difícil acesso.

O terremoto foi sentido também no norte da Índia e no leste do Afeganistão.
Segundo o Instituto Geológico dos Estados Unidos e a rede de vigilância sísmica de Estrasburgo (leste da França), o terremoto ocorreu às 08h50 locais (00h50 de Brasília) e teve intensidade de 7,6 graus na Escala Richter – a Agência Meteorológica do Japão, no entanto, registrou 7,8 graus.

No Paquistão, país mais atingido, pelo menos 35 pessoas morreram no desmoronamento de um tribunal e de duas escolas no norte do país, disse a polícia paquistanesa.
"Tomamos conhecimento do desmoronamento de um tribunal em Muzaffarabad (capital da província da Caxemira sob administração paquistanesa), no qual podem ter morrido 25 pessoas", disse um oficial da polícia local.

Mais a oeste, em Mansehra, houve mais desmoronamentos. "As equipes de resgate registraram dez mortos e cerca de 40 feridos", acrescentou a fonte.

O violento tremor, no entanto, pode ter deixado mais de 1.000 mortos, disse o porta-voz militar Shaukat Sultan.
"O balanço de mortos pode ser superior a mil. Pode haver numerosas vítimas, mas ainda não temos números exatos", explicou o oficial.
Na Índia, há informações de que pelo menos 157 pessoas morreram na região da Caxemira, disse uma autoridade governamental.

No Afeganistão, duas crianças morreram e várias casas foram destruídas, segundo uma autoridade de Jalalabad (leste).
"Temos informações de que duas crianças morreram, uma no distrito de Charbag e uma no distrito de Chapliyar", disse Haikal Shah Falah.
O terremoto provocou pânico na capital, Cabul, e em outras cidades do leste e do nordeste do país, onde milhares de habitantes saíram às ruas fugindo de suas casas, segundo testemunhas.

"Numerosas pessoas foram para as ruas. Foi muito forte", explicou um comerciante na cidade de Kunduz (norte).
Um porta-voz do Ministério do Interior do Afeganistão, Yusuf Stanizai, disse ter informações de que o terremoto só atingiu uma pequena parte do país.

Autoridades das províncias de Badajshan e Tajar (nordeste), assim como de Samangan (norte), também disseram à AFP que até o momento não tinham informação de mortos.

Fonte: Correio Web

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos