Luta contra o trabalho infantil ganha parceiros em Alagoas

Luis VilarRepresentante da Organização Internacional do Trabalho, Renato Mendes discute trabalho infantil em Alagoas

Representante da Organização Internacional do Trabalho, Renato Mendes discute trabalho infantil em Alagoas

Neste momento, conselheiros tutelares, representantes da procuradores do Trabalho estão reunidos com o representante da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Renato Mendes. O objetivo – conforme Mendes – é combater as piores formas de trabalho infantil. O representante da OIT destaca ainda que os municípios alvo serão Maceió e Arapiraca.

A reunião – que acontece no auditório da Procuradoria Regional do Trabalho – visa construir um projeto de atuação que conte com a participação dos diversos segmentos da sociedade. A reunião conta com o vereador Judson Cabral (PT), representando a Câmara Municipal de Maceió.

Mendes apresenta – neste momento – o Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil (IPEC), existente no Brasil desde 1992. Segundo Mendes, este é um dos instrumentos de cooperação da OIT para combater a exploração de crianças e adolescentes.

De acordo com a procuradora-chefe da PRT, Virgínia Gonçalves, a OIT trabalhará em parceira com o Fórum Estadual pela Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (Fetipat), grupo ao qual ela coordena. Conforme Gonçalves serão investidos R$ 400 mil e o projeto será executado pela Organização Não-Governamental Cáritas do Brasil.

Segundo Virgínia Gonçalves, Alagoas foi indicado pelo estado da Paraíba – onde o IPEC já foi executado. Os motivos para a escolha foram os baixos Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e Índice de Desenvolvimento de Juventude (IDJ). O IPEC será desenvolvido em Arapiraca, na região fumageira e no lixão, e em Maceió, para combater o trabalho informal urbano e no lixão.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos