Deslizamento deixa 1.500 desaparecidos nas Filipinas

Ao menos 200 pessoas morreram e outras 1.500 estão desaparecidas após um deslizamento de terra que soterrou um vilarejo nas Filipinas na madrugada desta sexta-feira, segundo a Cruz Vermelha. Segundo o site filipino Abs-Cbn News, ao menos 35 pessoas foram resgatadas.

De acordo com autoridades locais, cerca de 4.000 pessoas moravam no vilarejo rural de Guinsaugon, na cidade de Saint Bernard, na Província de Leyte, 670 km ao sudeste de Manila, capital do país. Cerca de 375 casas ficaram cobertas de terra.
"Nossa estimativa é que haja ao menos 2.500 pessoas soterradas", afirmou Raul Farnacio, que lidera as operações militares de busca. Segundo ele, 23 corpos foram encontrados até o momento no vilarejo.

Imagens de TV mostraram extensas áreas totalmente cobertas de lama. De acordo com autoridades, o vilarejo ficou totalmente soterrado. "Não há sinal de vida, não se pode ver nem mesmos os telhados das casas", afirmou Rosette Lerias, governadora da Província de Leyte. "Tudo está coberto de lama. É uma grande tragédia".

"Ouvi um forte barulho, como uma explosão, e eu já não podia ver nenhuma casa", disse o sobrevivente Dario Libatan à rádio DZMM, de Manila.

Resgate

Muitas estradas ficaram bloqueadas, pontes foram derrubadas e linhas de comunicação cortadas, o que dificulta o trabalho das equipes de resgate.

Voluntários de povoados vizinhos se uniram às equipes de resgate nas buscas por sobreviventes, transportados ao local de helicóptero.

"Vamos todos rezar por aqueles que foram atingidos por essa tragédia", afirmou a presidente filipina, Gloria Macapagal Arroyo. "Ajuda está a caminho", acrescentou.

A Embaixada americana no país informou que uma embarcação havia sido enviada ao local para ajudar nos trabalhos.

Escola

Segundo Lerias, uma escola cheia de crianças e mulheres que celebravam um aniversário está entre as casas e prédios soterrados.

A quantidade de lama que caiu sobre a escola foi tão grande –chega a dez metros em alguns locais– que as equipes de resgate enfrentam dificuldades de chegar ao prédio. Autoridades do setor de educação afirmam que cerca de 250 alunos e professores estavam no local.

"Eu senti um leve tremor e uma rajada forte de vento e, em seguida, senti lama nos meus pés", afirmou Didita Kamarenta, moradora do povoado, à uma rádio filipina. "Todas as crianças, inclusive meus dois filhos, estão desaparecidas. Eles devem ter sido soterrados."

Retirada

Segundo o congressista Roger Mercado, os moradores haviam sido alertados para deixar o vilarejo semanas antes das fortes chuvas.

"Eles não quiseram se retirar, não acharam que fosse necessário", disse. "Toda vez que há chuvas fortes, acontecem deslizamentos de terra."

Especialistas em terremotos afirmam que o pequeno tremor registrado nesta sexta-feira não seria suficiente para causar o deslizamento.

"Há relatos de que o deslizamento ocorreu antes do tremor", afirmou Rene Solidum, diretor do Instituto Filipino de Vulcanologia and Sismologia.

As Filipinas são atingidas por cerca de 20 tufões por ano. Em 2004, uma série de tempestades deixou ao menos 1.800 mortos e desaparecidos em províncias ao norte da capital Manila.

A ilha de Leyte foi cenário de um dos piores desastres da história do país em 1991, quando 5.000 pessoas morreram afogadas em enchentes causadas por tufões.

Fonte: Folha Online

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos