Núcleo Temático promove confraternização

O Núcleo Temático Identidade Negra da Escola da Secretaria Executiva de Educação promove hoje, das 9h ao meio-dia, com as adolescentes internas e familiares da Unidade de Internação Feminina, no bairro do Tabuleiro do Martins, o Adupé-lewô-olorun” que em yorubá quer dizer graças a Deus por ter conservado minha vida e a minha saúde até hoje, um encontro de confraternização e arte que se propõe a construir ações sistemáticas de sensibilização, estimulação e criar visibilidade tecendo com isso uma rede de solidariedade e responsabilidade social com parceiros dos três setores sociais: poder público, poder privado e sociedade civil.

O Adupé-lewô-olorun” é uma estratégia para dar visibilidade à questão da identidade étnica e a exclusão social. É a busca de tecer soluções ou alternativas numa perspectiva de desenvolvimento integral das adolescentes desde afetos,saberes e principalmente a inércia ocupacional. Soluções/alternativas que redesenhem um modelo de inserção social a partir da criação de espaços políticos/ pedagógicos inovadores que integrem identidades, artes, trabalho e geração de renda para as adolescentes em conflito com a lei, em sua grande maioria negra, subjugados à pobreza, aos espaços da rua,sujeitados a estrutura social hierárquica que cria um esfacelamento da sua auto-estima/imagem e principalmente longe da escola regular um espaço de direito de toda criança e jovem.

O Adupé-lewô-olorun” construído a partir da parceria com o Restaurante Akuaba, a Empresa Coca-Cola e parceiros e parceiras sociais visa mobilizar a sociedade para a criação de espaços afetivos e efetivos para o reingresso social das menores.

Da programação constam dinâmicas interativas, apresentação musical do grupo de samba: “Amantes do Samba” e do coral composto por meninas e meninos do projeto AABB Comunidade.

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos