Alagoas: barragem de Limeira seca e deixa cidades sem água

A barragem de Limeira, que abastece Minador do Negrão e Estrela de Alagoas, na região serrana do Estado, secou completamente deixando os dois municípios sem água. Diante da caótica situação, o governo do Estado e a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) se mobilizaram nesta quinta-feira (12) na busca de alternativas para enfrentar e resolver o problema. Foram montadas duas frentes de atuação: uma para adoção de medidas de curto prazo e outra para providência permanente.

A Casal está contactando as prefeituras de Minador do Negrão e Estrela de Alagoas e colocando à disposição delas os pontos de enchimento de carros-pipa em Palmeira dos Índios. Também foi feito contato com o major Moisés, coordenador da Defesa Civil Estadual, a quem foi comunicado o ocorrido. Ele disse que o governo do Estado está envidando todos os esforços possíveis para contratação de carros-pipa, tendo solicitado à Defesa Civil Nacional recursos no valor de R$ 10,2 milhões com esse objetivo.

Como medida permanente, estão as obras da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), que irão resolver definitivamente o problema de falta de água. Essas obras, que devem começar logo após o carnaval, são as seguintes: transposição da barragem do Bálsamo para o sistema Limeira, ampliação da estação de tratamento de água situada em Estrela de Alagoas e adutora ligando este município a Minador do Negrão.

Fonte: Ascom/Casal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos