Semana do Tribunal do Júri tem saldo de 83,95% processos julgados

TJ/ALsemana nacional

A II Semana Nacional do Tribunal do Júri em Alagoas, que aconteceu simultaneamente em diversos Tribunais de Justiça do país, entre os dias 13 e 17 de abril, por recomendação do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), teve um saldo de 83,95% processos julgados nas Comarcas da Capital e do interior do Estado. Dos 81 júris pautados, 68 foram realizados, resultando em 34 réus condenados, de acordo com os relatórios encaminhados pelos Juízos à Corregedoria-Geral da Justiça de Alagoas (CGJ-AL).

Segundo o Departamento Central de Assuntos Judiciários (DCAJ), 12 dos 13 júris designados para a Capital foram realizados, resultando em 92,30% processos julgados. No interior, dos 68 julgamentos pautados para as Comarcas de Água Branca, Arapiraca, Atalaia, Boca da Mata, Campo Alegre, Colônia Leopoldina, Coruripe, Feira Grande, Junqueiro, Maravilha, Marechal Deodoro, Matriz do Camaragibe, Novo Lino, Olho d´Água das Flores, Palmeira dos Índios, Paripueira, Passo de Camaragibe, Pão de Açúcar, Penedo, Pilar, Piranhas, Porto Calvo, Quebrângulo, Rio Largo, Santa Luzia do Norte, São Brás, São José da Tapera, São José da Laje, São Miguel dos Campos, Taquarana, Teotônio Vilela, União dos Palmares e Viçosa, 56 aconteceram, com saldo de 82,35%.

Na segunda-feira (13) foram realizados 13 júris; na terça-feira (14), 19 processos foram julgados; na quarta-feira (15) ocorreram 14 júris; na quinta-feira (16) aconteceram 10 julgamentos e na sexta-feira (17), 12 júris foram realizados.

Magistrados e servidores do Poder Judiciário alagoano, bem como advogados e integrantes do Ministério Público Estadual (MPE-AL) e Defensoria Pública foram imprescindíveis para a realização do mutirão no Estado, contribuindo para o cumprimento das metas de persecução penal da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp).

O juiz auxiliar da Corregedoria, Antônio Bittencourt parabenizou os magistrados e servidores pelo empenho para a realização da II Semana Nacional do Tribunal do Júri no Estado. “A expectativa é que no próximo semestre seja realizado um novo mutirão de julgamentos em Alagoas. Agradecemos também o apoio do MPE e da Defensoria Pública e esperamos contar sempre com esses órgãos”, afirmou.

Fonte: TJ/AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos