Alerta: chuvas podem causar doenças de veiculação hídrica

Ascom/SesauDoenças são comuns nesse período

Doenças são comuns nesse período

A atenção deve ser redobrada nos municípios alagoanos que foram afetados pelas fortes chuvas do final de semana, principalmente os que registraram alagamentos e tiveram famílias desalojadas. Isso porque, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), após temporais, há a possibilidade de surgimento de doenças de veiculação hídrica, principalmente diarreias e leptospirose, causada pela urina do rato.

Por esta razão, a Sesau orienta a população a adotar os cuidados necessários para evitar essas ocorrências. A técnica Tânia Queiroz, do Núcleo de Agravos de Veiculação Hídrica e Alimentar, explicou que o mais comum, após fortes temporais como o ocorrido no último final de semana, é surgir a diarreia, que afeta principalmente as crianças e idosos. Nesse caso, devem ser tomadas algumas medidas, como o uso de água tratada, tanto para ingestão como na higienização dos alimentos.

 

Segundo a técnica, é importante que os alimentos sejam bem lavados e desinfetados com o uso de hipoclorito de sódio, que é distribuído mensalmente para os municípios, dentro da cota de cada um. Tânia Queiroz salienta, ainda, que é importante evitar alimentos de higiene duvidosa. ”As famílias dos locais atingidos pelas chuvas devem ficar atentas com os alimentos e procurar lavá-los com água limpa, potável e, se preciso, usar o hipoclorito de sódio”, frisou.

No caso da Leptospirose, causada por uma bactéria presente na urina do rato, Tânia Queiroz, informou que as pessoas devem evitar contato com a lama e água da enchente, em especial se tiverem ferimentos nos membros superiores e inferiores. Caso não tenham como evitar, a orientação é para usar botas ou saco plástico. Segundo a técnica da Sesau, quando há inundações, a urina dos ratos presente em esgotos e bueiros se mistura à enxurrada e à lama. “Por isso, o contato com a água ou lama contaminada pode causar a infecção”.

As demais doenças recorrentes durante o período de muita chuva são a dengue e a hepatite do tipo A. No caso da hepatite A – doença infecciosa aguda que produz inflamação e necrose do fígado –, a contaminação ocorre por meio fecal-oral, a partir da ingestão de água e alimentos contaminados, ou de uma pessoa para outra. É importante também, de acordo com a técnica da Sesau, evitar juntar água parada e utensílios que sirvam de criatório para o mosquito Aeds aegypti, transmissor da dengue.

Fonte: Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos