Extrações irregulares de areia são flagradas na zona da mata de Alagoas

A equipe do IMA encontrou o problema durante fiscalização de rotina realizada na região

Elayne Pontual/IMAIMG_3775

Os técnicos do Instituto do Meio Ambiente (IMA) realizaram nesta segunda-feira (20) operação de rotina, na chamada Zona da Mata alagoana, para coibir infrações e atividades potencialmente causadoras de danos ambientais. Duas extrações de areia foram encontradas com irregularidades em relação a licença ambiental, os responsáveis foram autuados e multados em R$ 10.290, cada um.

No município de Santana do Mundaú, no sítio Cairara, os fiscais encontraram uma draga e uma pá mecânica trabalhando na extração de areia do rio Mundaú. A atividade, além de funcionar com licença vencida, provocava erosão da margem e, consequentemente, aterro do rio. A obra foi embargada e os responsáveis receberam um auto de infração, com multa no valor de R$ 10.290.

Entretanto, a multa ainda poderá ser recalculada. Para chegar ao valor final, o órgão deverá analisar o caso e levar em consideração o dano que o retorno da água sugada pela draga estava causando ao meio ambiente.

“A draga de sucção deveria devolver a água para o meio do rio, mas neste caso ela estava jogando na borda, retirando a vegetação ciliar que é importante para segurar a margem. Então acabou deslocando sedimentos para o Mundaú, que, por causa disso, acaba assoreado”, explicou Wolney Lima, gerente de Fiscalização e Monitoramento Costeiro do IMA.

Em Murici, a extração de areia funcionava sem licença ambiental. O responsável também foi multado. Nos dois casos os empreendedores têm direito a apresentação da defesa, dentro do período de 20 dias. Os técnicos alertam que todos os procedimentos para obtenção ou regularização da licença ambiental estão disponíveis no site (www.ima.al.gov.br), na sede ou nos postos de atendimento do órgão, nas centrais Já! de Arapiraca e Penedo.

Fonte: Elayne Pontual/IMA

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos