Semarh recupera duas nascentes em Coité do Nóia

Programa segue expandindo as ações nos municípios alagoanos este ano

Ascom SemarhSemarh recupera duas nascentes em Coité do Nóia

Semarh recupera duas nascentes em Coité do Nóia

Em dez dias de trabalho, iniciados este mês, mais duas nascentes estarão à disposição das famílias alagoanas. Desta vez, a reestruturação destes corpos d´água ocorreu no município de Coité do Nóia, no Agreste alagoano. A ação da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) contou com a contrapartida municipal para estar à disposição dos munícipes no centro da cidade.

A localização da nascente contribui efetivamente com quem transita na região central de Coité do Nóia. Adolfo Barbosa, executor do programa de recuperação, explica que água é para uso doméstico.

“Não estamos direcionando a água da nascente para consumo humano e sim para uso doméstico. Os moradores podem lavar pratos e roupas, por exemplo. A nascente tem uma vazão de 2.400 litros por hora e será interessante para o município que também está localizando em uma região em que a estiagem ainda tem causado sérios problemas”, argumenta Adolfo Barbosa.

Após a realização do trabalho no município, com investimento de R$ 5 mil, as duas nascentes serão inauguradas nesta segunda-feira (21). Para manter o local preservado, a Semarh também investiu na ampliação da educação ambiental à população.

“É prioridade da secretaria mostrar às famílias a necessidade de manter o local onde está a nascente sempre preservado. Quando entregamos a obra, a responsabilidade de cuidar é prioritariamente da população. Por isso, atuamos para levar até eles os melhores métodos para continuar com a região preservada, encaminhando água tratada para os moradores”, informou o executor do Programa de Recuperação de Nascentes.

Reciprocidade
O canal de diálogo entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos com os municípios permitiu ao prefeito de Coité do Nóia, José de Sena Neto, o Seninha, um contato próximo com o governo.
Seninha e o secretário de Meio Ambiente, Alexandre Ayres, firmaram a parceria para a recuperação das duas nascentes em julho deste ano. Em setembro, as ações foram iniciadas e finalizadas. Com o trabalho, uma rua que não contava com o abastecimento de água.

“A parceria trará benefícios ao nosso município. Conversamos com o secretário Alexandre Ayres e o governo prontamente nos atendeu. A nascente localizada no centro de Coité do Nóia é importante para toda a população que passa naquela região diariamente”, ressaltou o prefeito Seninha.

Esta não é a primeira vez que a Semarh atua na cidade. Uma máquina perfuratriz foi enviada à cidade para escavar um poço no Sítio Cruzes. Durante a solenidade de inauguração nesta segunda-feira, também será entregue ao município mil mudas para contribuir com a arborização.

Revitalização
A Semarh atuou na recuperação da nascente, no isolamento, na revitalização da área, fundamental para que o corpo d´água esteja protegido de animais. Passado este procedimento, uma tubulação própria para a passagem de água foi instalada de maneira segura e higienizada. O técnico Adolfo Barbosa explicou que a água será armazenada em ambiente fechado com a finalidade de evitar que o líquido seja poluído.

Fonte: Ascom Semarh

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos