Primeira infância: abertas inscrições para seminário internacional

Ilustraçãopapinha

As inscrições para o Seminário de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz estão abertas. O evento, que será realizado em Maceió, nos dias 26 e 27 de outubro, reunirá especialistas internacionais e nacionais na área de desenvolvimento infantil. O encontro é fruto da parceria entre a Prefeitura de Maceió, a Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado Federal e a Embaixada da França, além do Unicef.

Estes especialistas participarão também da VIII Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que será realizada em Brasília, uma semana antes da realização em Maceió. Estresse perinatal e desenvolvimento neuropsicológico, a importância da primeira infância na promoção da saúde mental, nascimento de “alto risco”, literatura infantil e relação pais-bebê, a música e os ritmos de desenvolvimento da criança, são alguns dos temas abordados durante o seminário.

“Trazer este seminário para Maceió é reafirmar o empenho da gestão do prefeito Rui Palmeira para a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes de Maceió, principalmente neste período da primeira infância tão importante no desenvolvimento infantil. A Plataforma de Centros Urbanos tem trabalhado para minimizar as desigualdades intraurbanas entre crianças e adolescentes da capital alagoana”, destacou Juliana Vergetti, secretária adjunta da Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária e articuladora da PCU Maceió.

O Seminário de Valorização da Primeira Infância conta ainda com o apoio da Secretaria Municipal de Educação (Semed). “Este seminário vem reforçar as políticas voltadas para a educação infantil, uma das prioridades do prefeito Rui Palmeira, que procura ainda investir nas ações integradoras como forma melhor de governar”, disse Ana Dayse Dórea, secretária municipal de Educação.

Entre os conferencistas do Seminário de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, virão da França Gilles Cambonie, professor da Universidade de Montpellier e médico pediatra no Centro Hospitalar Universitário de Montpellier, onde é coordenador do Departamento de Pediatria e da UTI neonatal; Françoise Molenat, Psiquiatra, Presidente da Sociedade Francófona de Psicologia Perinatal e da Associação de Formação e de Pesquisa sobre a Criança e seu Meio Ambiente, e Jaqueline Wendland, doutora em Psicopatologia do Bebê, Professora e diretora do Mestrado na Universidade de Paris Descartes (Paris V), além de Psicóloga Clínica na Unité Petite Enfance et Parentalité Vivaldi do Hospital Pitié-Salpêtrière.

Do Brasil, estarão Laurista Corrêa Filho, pediatra e neonatologista, especialista em Saúde da Mulher e da Criança pela Sorbonne e Sandra Cabral, psicóloga, mestre em Educação e doutora em Saúde da Criança e da Mulher, com pós-doutorado em Psicologia Clínica, professora na Universidade Federal Fluminense e coordenadora do Observatório Internacional Rede Resiliência (Redres). Além do professor Vital Didonet, especialista em educação infantil, atuante na área das políticas públicas de educação e dos direitos da criança e assessor legislativo da Rede Nacional da Primeira Infância.

Além das conferências, a programação conta com a exposição “Infância e Paz – Laços Afetivos na Primeira Infância”, na qual educadores e especialistas municiaram o artista plástico Toni Lucena para a criação de um varal de panos em grande formato em que imagens e textos sintetizam a urgência de valorização da Primeira Infância e do reconhecimento da criança como sujeito de direitos sobre os alicerces da Cultura da Paz.

O Seminário de Valorização da Primeira Infância e da Cultura da Paz será realizado no Hotel Jatiúca, das 9h às 17h. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia do do evento pelos emails: planejamento.semedmaceio@gmail.com ou educinfantil.semedmcz@gmail.com

Fonte: Ascom Semtabes

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos