População de Craíbas denuncia aumento no casos de Zika; Sesau nega surto

GoogleAcesso à cidade de Craíbas

Acesso à cidade de Craíbas

A população do Agreste alagoano está preocupada com uma possível proliferação de casos da Zika, transmitido pelo mesmo mosquito da dengue, Aedes aegypti. Vários casos de pessoas com os mesmos sintomas vêm sendo registrados diariamente nas cidades de Craíbas e Arapiraca, e, meses após um surto de dengue nas cidades do Agreste a preocupação agora é com o Zika Vírus e a febre Chikungunya.

Febre forte, dores nas articulações, nos músculos, na cabeça, no abdômen e diarreia são os sintomas comuns em várias pessoas. De acordo com Marcos José, morador da cidade de Craíbas, pelo menos 11 pessoas só da sua família estão com os mesmos sintomas.

“Hoje pela manhã (16) mais dois acordaram com os sintomas que está afetando a cidade. A cada dia uma pessoa da minha família aparece doente e é a mesma situação em Craíbas e em Arapiraca”, desabafou o morador.

Ainda de acordo com ele, não há confirmação do vírus e as pessoas com os sintomas quando procuram a unidade de saúde do município são medicadas com dipirona e soro e depois liberadas. “Levei minha esposa e meus dois filhos para um posto em Arapiraca e lá conversando com um médico ele me relatou que aumentaram pelo menos três vezes o atendimento de pessoas com as mesmas queixas”, disse.

A Secretaria de Estado da Saúde descarta a possibilidade de surto do vírus em Alagoas. De acordo com um panorama, atualizado nesta segunda-feira, 16, o Estado registrou 18 casos do vírus em Alagoas, sendo oito em Maceió, três em Mata Grande, um nas cidades de Arapiraca, Colônia Leopoldina, Delmiro Gouveia, Maribondo, Murici, Santana do Ipanema e São Miguel dos Campos.

Apenas a cidade sertaneja de Major Izidoro foi registrado um surto da febre Chikungunya com 35 casos da doença. Ainda de acordo com o panorama da Sesau, Alagoas registrou ainda 23.701 casos de dengue, sendo que destes 12 foram graves.

Ainda de acordo com a Sesau, os município de Mata Grande e Inhapi estão em situação epidêmica de dengue e as cidades de Arapiraca, Cacimbinhas, Canapi, Dois Riachos, Estrela de Alagoas, Maravilha, Palmeira dos Índios, Olivença e Ouro Branca estão em situação de alerta.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos