Esgoto causa mortandade de peixes na Lagoa da Anta

 

Izabelle Targino/Alagoas24HorasLagoa da Anta é alvo de fiscalização

Lagoa da Anta é alvo de fiscalização

Os técnicos da Secretaria Municipal de Proteção ao Meio Ambiente (Sempma) constataram, na tarde desta terça-feira, 1º de dezembro, a mortandade de peixes na Lagoa da Anta, no bairro de Mangabeiras. A situação teria sido ocasionada pelo transbordo de esgoto na Rua José Loureiro de Albuquerque, que entrou nas galerias pluviais e acabou desaguando no local.

De acordo com o secretário municipal de Proteção ao Meio Ambiente, Davi Maia, os fiscais irão investigar se o transbordo de esgoto, descoberto na Rua José Loureiro de Albuquerque, tem ligação com uma obra realizada por uma construtora, contratada pela Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), na Rua Manoel Gonçalves Filho, no mesmo bairro. Caso seja constatado, o órgão estadual e a construtora poderão ser multados por crime ambiental.

De antemão, o secretário adianta que a  Companhia de Abastecimento e Saneamento (Casal) já foi notificada uma vez que o esgoto atingiu as galerias pluviais e acabou chegando à Lagoa da Anta.

 “A Casal já é recorrente nestes casos. Ela devia prevê este tipo de situação e não deixar para resolver depois que acontece. Iremos pedir também que seja suspenso qualquer tipo de lançamento de esgoto na região”, informou o secretário.

O consultor ambiental de um hotel em frente à Lagoa da Anta, Rogério Araújo, contou ao Alagoas 24 Horas que esta é quarta vez em um ano que a Lagoa da Anta recebe esgoto vindo das galerias pluviais. “Observamos a situação há duas semanas. Vimos o esgoto desaguando lá, peixes mortos e alguns sem oxigênio. Assim sendo, resolvemos acionar a Sempma. Esta não é a primeira vez e devido as outras situações colocamos no hotel um tipo de contenção para evitar que a água suja passe”, disse Araújo.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos