Sete condomínios da são alvos da operação ‘Sauron’ da Polícia Federal

Edificações são investigadas por poluírem as praias de Ponta Verde e Pajuçara.

(Foto: João Urtiga / Alagoas 24 Horas)DSC_0145

A Polícia Federal (PF) cumpriu nesta sexta-feira (5) 19 mandados de busca e apreensão para identificar os responsáveis pelas “línguas sujas” que surgiram nas principais praias da cidade durante o período chuvoso. Destes 19 mandados, sete foram cumpridos em condomínios, três em administradoras e outros nove em construtoras.

De acordo com o delegado André Santos Costa, que comanda as investigações, o objetivo da ação foi o de obter documentos que comprovem o crime ambiental identificado pela PF na primeira fase da operação intitulada Sauron e que teve início em junho de 2015. “É o mesmo inquérito policial, naquele momento foi realizada a perícia e conseguimos comprovar a materialidade do crime, a etapa agora é tentar descobrir os responsáveis”, diz o delegado.

Leia também

PF cumpre mandados em construtoras, condomínio e administradoras

Os nomes dos envolvidos, bem como dos estabelecimentos, não foram revelados. “Durante esse processo as pessoas serão intimidas e indiciadas”, garante o delegado.

Caso elas sejam enquadradas no delito, elas deverão responder pelo crime de poluição de águas, previsto no Código Ambiental, que prevê pena de 1 a 5 anos, além de agravantes por prejuízo ao uso público. “Nesse caso pode haver também a responsabilização da pessoa jurídica que, nesse caso, suspeitamos da Casal [Companhia de Abastecimento de Alagoas] por omissão”, destaca o delegado.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos