Marechal Deodoro ganha 61 novos técnicos em Cozinha e Hospedagem pelo Ifal

Formatura de jovens e adultos emocionou público: “Agora eu entendo o significado de quebrar paradigmas”, disse formanda

Ascom IfalDSCN0143

“Era um dos primeiros dias de aula quando a professora entrou na sala e falou sobre a importância de quebrar paradigmas. Eu não fazia ideia do que aquilo significava. Depois de todas as barreiras que enfrentei para terminar os meus estudos, agora eu sei. Hoje, sei que estou quebrando um grande paradigma”.

O discurso da deodorense Nilda Pereira, de 40 anos, emocionou o público que participou, na quarta-feira (20), da formatura de 61 alunos dos cursos de Cozinha e Hospedagem no Programa de Educação para Jovens e Adultos (Proeja), no Ifal de Marechal Deodoro. Nilda foi eleita oradora de uma das turmas do curso de Hospedagem após enfrentar uma série de dificuldades para concluir o curso, inclusive dentro de casa.

“Tive muitos problemas desde o começo, meu marido, por exemplo, não entendia por que eu queria estudar. Muitas vezes eu quis desistir, mas sempre tive outros incentivos, de amigas, dos professores e das minhas filhas. Agora, todas as oportunidades que eu tiver para seguir em frente eu vou aproveitar”, disse Nilda.

Do técnico para o superior

As oportunidades para seguir em frente já estão sendo aproveitadas pelo jovem Jackson Filipe Santos, de 24 anos. Ele concluiu o curso técnico de Cozinha e ingressou direto no curso superior de Gestão Ambiental, também no Instituto Federal de Alagoas – Campus Marechal Deodoro. Hoje, já pensa no tipo de pesquisa que quer desenvolver.

“O curso de Cozinha me ajudou, por exemplo, a pensar no tipo de alimentos que consumimos, cheios de agrotóxicos. Hoje eu me preocupo com isso e, no curso superior, vou ver como poderei contribuir para melhorar não só a minha vida, como a vida dos demais”, afirma Jackson.

Cursos atendem demanda turística

De acordo com as coordenadoras dos cursos técnicos integrados na modalidade Proeja, do Ifal – Marechal Deodoro, os formandos de Cozinha e Hospedagem irão atender à demanda turística na região.

“Somos os únicos cursos de Cozinha e Hospedagem de Marechal e dessa região turística”, afirma Fátima Amorim, coordenadora do curso de Cozinha. “Nossos alunos saem capacitados para atuar em pousadas, hotéis, restaurantes e outros estabelecimentos turísticos”, explica Maria dos Socorro Ferreira, coordenadora do curso de Hospedagem.

A diretora-geral do Ifal – Marechal Deodoro, Marília Gois, aproveitou a formatura para parabenizar os novos técnicos. “A maioria dos que estão se formando aqui hoje são donas de casa ou trabalhadores. E nós sabemos o quanto é cansativo estudar à noite, o quanto as dificuldades muitas vezes fizeram vocês pensarem em desistir. Isso é mais uma razão para se sentirem orgulhosos dessa etapa concluída”, disse Marília.

Durante a formatura, a vice-prefeita de Marechal Deodoro, Iolanda Alcântara, que foi paraninfa das turmas, recebeu uma homenagem da diretora-geral como reconhecimento pelas contribuições ao campus.

Já os alunos homenagearam os professores Maria do Socorro Ferreira, Fátima Amorim, José Aparecido Gama, Anderson Bezerra, Evla D’arc e Eronilma Barbosa, além da pedagoga Maria Dos Prazeres Medeiros e dos servidores Jorge Zacarias Dos Santos, Júlia Souza e Sandra, da Coordenação de Registro Acadêmico. O coordenador do setor, Diego Alves, também foi homenageado.

O aluno Leonardo Ferreira dos Santos recebeu uma homenagem póstuma das coordenadoras dos cursos. A formatura também contou com a participação do saxofonista Vinícius Gabriel, de 12 anos, integrante da Orquestra Filarmônica Santa Cecília, tocando o Hino Nacional Brasileiro. Todo o evento foi organizado pela turma de Organização de Eventos do Pronatec, que se formou em março desse ano, também pelo Ifal de Marechal Deodoro.

Fonte: Ascom Ifal

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos