Operação conjunta apura fraude em licitações e estelionato; advogado é detido

Ascom MPE/ALPoliciais realizam buscas em vários pontos da capital

Policiais realizam buscas em vários pontos da capital

Uma operação desencadeada pelo Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc) com o apoio da Polícia Militar cumpre, desde as primeiras horas da manhã de hoje, mandados de busca e apreensão e prisão expedidos pela 17ª Vara Criminal da Capital contra suspeitos de fraudes em licitações e estelionato.

O esquema consistiria no fornecimento de notas fiscais frias para várias prefeituras no Litoral Norte e Sul do Estado com a finalidade de desviar recursos públicos mediante pagamento de “comissão” de 7%. As fraudes se davam por meio de empresas fantasmas que forneciam notas fiscais falsas para justificar as despesas feitas pelos gestores.

Ascom MPE/ALParte dos documentos apreendidos

Parte dos documentos apreendidos

Um advogado, identificado como Luciano Lima Lopes, conhecido como Luciano Cabeça, foi preso em seu apartamento. Ele é acusado de participar do esquema. O Gecoc ainda apreendeu documentos na residência e na empresa de Luciano, que será encaminhado à sede do Ministério Público.

A reportagem do Alagoas 24 horas entrou em contato com o advogado de Luciano Lima Lopes, Augusto Bonfim, mas este disse não ter tido acesso à documentação e que está acompanhando o cumprimento dos mandados de busca e apreensão.

O Gecoc ainda não divulgou o montante desviado pelos gestores a partir do esquema. De acordo com a assessoria do Ministério Público, os empresários que estão colaborando com as investigações podem ser beneficiados com a redução de pena, em caso de condenação.

Ascom MPE/ALLuciano Lima Lopes toma ciência das acusações contra ele

Luciano Lima Lopes toma ciência das acusações contra ele

Nota

A Prefeitura de Inhapi emitiu nota de esclarecimento sobre um contrato entre o Executivo Municipal e a LLMAR. Leia na íntegra;

A Prefeitura de Inhapi vem a público informar que existe 1 contrato de prestação de serviço, referente ao transporte escolar com a empresa LLMAR, onde a mesma faz gestão do transporte escolar no município.

Nas matérias não citam diretamente o município de Inhapi, mais fazem menção a imagens de pastas com contratos de locação da empresa e seus prestadores de local. Cabe informar que no município existe até 130 rotas, não sendo necessário 130 veículos, uma vez que 1 mesmo prestador pode atender até 3 rotas(matutina/vespertino/noturno).

A matéria fala ainda sobre venda de nota fria, ou seja, venda de serviços inexistentes, que não é o caso de Inhapi. Mesmo assim o prefeito Ze Cicero solicitou que fosse revogado o contrato com a empresa LLMAR, e iria realizar outro certame de imediato, já que os serviços são essências ao município

Atualizada às 7h12 do dia 29 de abril de 2016.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos