Prefeito entrega 10 novos ônibus à população

Marco Antônio/Secom MaceióNovos ônibus foram entregues. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Novos ônibus foram entregues. Foto: Marco Antônio/ Secom Maceió

Para proporcionar melhorias na mobilidade urbana e conforto aos cidadãos que fazem uso diário do transporte público da capital, a Prefeitura de Maceió, por meio da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), realizou nesta terça-feira (03), a entrega de 10 novos ônibus 0 km à população. O evento, que aconteceu na sede da SMTT, contou com as presenças do prefeito Rui Palmeira, do vice-prefeito Marcelo Palmeira e do titular da SMTT, Dário César Barbosa.

A renovação da frota do transporte público da capital faz parte do processo da Licitação para o Transporte Público Coletivo por Ônibus, realizado no final de 2015. Assim como os primeiros veículos 0 km que foram entregues no final de março, estes também já contam com a padronização visual do Sistema Integrado de Mobilidade Maceió (SIMM) e vão integrar a frota da Viação Real Alagoas. Os novos ônibus entram em circulação a partir desse sábado (07) e correspondem ao lote 400, que atende às regiões do Benedito Bentes, Graciliano Ramos e Eustáquio Gomes.

O prefeito Rui Palmeira destacou as ações que a Prefeitura de Maceió vem desempenhando para assegurar as melhorias necessárias no transporte público da capital. “Hoje estamos realizando a entrega de 10 ônibus novos aos maceioenses. Todos eles já contam com duas vagas exclusivas para cadeirantes. Esses ônibus chegaram um pouco antes da previsão e não havia sentido de ficarmos guardando esses novos veículos na garagem. Todos os novos ônibus já estão emplacados e partir deste sábado já passarão a circular pela capital”, disse.

Rui ainda informou que até o final deste mês, outros 30 novos ônibus serão entregues à população. “No final deste mês nós realizaremos a entrega de mais outros 30 ônibus 0 km à comunidade. Até agosto serão entregues 150 novos ônibus, conforme o edital de licitação, que prevê que 20% da frota sejam de ônibus zero quilômetro. O edital de licitação também prevê que a idade média da frota seja reduzida. Seguindo essas exigências, estamos reduzindo a idade média da frota de ônibus de sete para cinco anos. Assim, tornaremos a frota de ônibus de Maceió uma das mais modernas do país”, afirmou o prefeito.

O vice-prefeito Marcelo Palmeira ressaltou que a chegada dos ônibus vai beneficiar toda a população. “Além de reduzir a idade média da frota para cinco anos, os novos ônibus ofertam melhores condições para o transporte dos usuários. Ganham as pessoas com deficiência, que têm lugares assegurados, a exemplo das duas vagas para cadeirantes, ganham os rodoviários que passam a trabalhar com veículos mais novos e seguros. A população em geral se beneficia com ônibus novos e mais confortáveis”, disse.

O superintendente da SMTT, Dário César Barbosa, explicou que os novos ônibus vão substituir os antigos e melhorar a mobilidade urbana da capital. “Além da questão de estarmos substituindo 10 antigos ônibus por 10 totalmente novos, essas mudanças vão beneficiar positivamente todos os usuários do transporte públicos da capital. Com a renovação da frota de ônibus, mais conforto e segurança serão proporcionados aos cidadãos que fazem o uso diário dos ônibus”, pontuou.

Acessibilidade

Além de serem totalmente novos e possuírem identidade visual padronizada do SIMM, os novos veículos que foram entregues também possuem duas vagas para cadeirantes.

José Florisval, que é cadeirante, aprova os novos modelos de ônibus adotados pela Prefeitura de Maceió. “Os veículos estão novos e aprovados. Antigamente solicitávamos mais vagas para cadeirantes nos ônibus. Os nossos pedidos foram atendidos e agora temos duas vagas disponíveis. E isso é muito bom para quem tem alguma dificuldade de locomoção. Tudo está em perfeito funcionamento e pronto para atender à população que precisa fazer uso do transporte público para se locomover pela cidade”, comemorou.

 

Fonte: Secom Maceió

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos