Show com o gaúcho Gilberto Monteiro é exibido em dois episódios inéditos da série Sonora Brasil

O músico, que toca acordeom, se apresenta em trio, no dia 2/7, sábado, a partir das 19h30, no SescTV.

Gambhira Photo ArtO músico, que toca acordeom, se apresenta em trio, no dia 2/7, sábado, a partir das 19h30, no SescTV

O músico, que toca acordeom, se apresenta em trio, no dia 2/7, sábado, a partir das 19h30, no SescTV

O músico gaúcho Gilberto Monteiro, conhecido por tocar acordeom de botão de oito baixos,é atração de dois episódios inéditos da série Sonora Brasil, que o SescTV exibe, na sequência, no dia 2/7, sábado, às 19h30 (parte 1) e às 20h (parte 2), com direção para TV de Romi Atarashi (assista também em http://sesctv.sescsp.org.br/avivo) . Nascido na cidade de Santiago, interior do Rio Grande do Sul, numa família de músicos, Monteiro também é compositor e tem diversas de suas canções gravadas pelo sanfoneiro Renato Borghetti.

Monteiro lembra que tinha cinco anos quando seu pai começou a ensiná-lo a tocar em oito baixos. Dentre suas referências musicais estão o próprio pai e Tio Bilia. “Atualmente, no Rio Grande do Sul, tem grandes músicos e estão surgindo outros que tocam o instrumento”, comenta. Renato Borghetti, Leonel Gomez e Renato Miller são alguns dos sanfoneiros citados por ele.

Apreciador de inovações musicais, Monteiro pondera, no entanto, que é preciso não se esquecer dos trabalhos dos cancioneiros tradicionais. “Eles deixaram uma bagagem linda e fizeram história não só na música, mas também na dança”, fala.

Nos episódios do Sonora Brasil, o sanfoneiro se apresenta ao lado de Antônio Flores, no violão, e Fernando Moreira, na percussão. Eles tocam canções autorais de Monteiro, como a primeira gravada por ele e seu maior sucesso, Milonga para as Missões, que foi regravada por Renato Borghetti e outros artistas; Templo de Luz; e Pra Ti Guria. O trio apresenta aindaXote Laranjeira, de Negro Laranjeira; Tio Bilia nos Oito Baixos, de Tio Bilia; e Nego da Gaita, de Ayrton Pimentel e Gilberto Carvalho.

SONORA BRASIL
Série que difunde expressões musicais identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil, criada a partir de projeto homônimo do Departamento Nacional do Sesc. A edição para TV apresenta os temas Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil e Sotaques do Fole, e conta com a participação de oito grupos: Caixeiras do Divino (Maranhão); Comitiva de São Benedito da Marujada de Bragança (Pará); Quarteto Colonial (Rio de Janeiro); Banda de Congo Panela de Barro (Espírito Santo); Truvinca e Grupo (Pernambuco); Dino Rocha e Grupo (Mato Grosso); Gilberto Monteiro e Grupo (Rio Grande do Sul); e Duo Ferragutti /Kramer (São Paulo). Os espetáculos foram gravados em versões exclusivas pelo SescTV.

Sobre o SescTV:
O SescTV é um canal de difusão cultural do Sesc em São Paulo, distribuído gratuitamente, que tem como missão ampliar a ação do Sesc para todo o Brasil. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:
Sonora Brasil
Gilberto Monteiro & Grupo
Estreia: 2/7, sábado, às 19h30 (parte 1) e 20h (parte 2)
Reapresentações: 3/7, domingo, às 13h; 5/7, terça, às 15h; e 6/7, quarta, às 13h.
Classificação indicativa: Livre
Coordenação geral do projeto: Equipe de Música do Departamento Nacional do Sesc: Gilberto Figueiredo, Sylvia Letícia Guida e Thiago Sias
Direção para TV: Romi Atarashi
Produtora: Multivídeo Produções
Duração: 26’ cada
Para sintonizar o SescTV:
Canal 128, da Oi TV
Ou consulte sua operadora

Assista também online em sesctv.org.br/aovivo
Siga o SescTV no twitter: http://twitter.com/sesctv
E no facebook: https: facebook.com/sesctv

Fonte: Sesc

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos