Blogs


Exposição e documentário mostram arte da comunidade quilombola Muquém

Esta postagem é de total responsabilidade do blogueiro.

Imagem para matéria

A exposição com diversas peças feitas de barro provenientes da comunidade quilombola Muquém, situada no município de União dos Palmares/AL, estará aberta aos alagoanos e turistas que visitam o Estado a partir de 6 de junho, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Alagoas (Iphan), que fica localizado no Jaraguá. Mais de 100 peças confeccionadas por artesãos da comunidade ficarão abertas para visitação e compra até o início de julho.

Potes, vasos, travessas, panelas, luminárias, objetos decorativos, cabeças de barro, todos estes itens compõem o acervo de arte produzido pelos artesãos e que estará disponível no Iphan. O barro é matéria-prima das peças que hoje são revendidas para apreciadores da arte de todo o Brasil. As cabeças de dona Irineia, por exemplo, são amplamente utilizadas em resorts de luxo, novelas e museus espalhados pelo país.

O lançamento do documentário sobre a comunidade acontece hoje (6) no Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), no anfiteatro do Bloco C da instituição, às 18h.

O evento é uma organização de alunos do mestrado em Sociedade, Tecnologias e Políticas Públicas da Universidade Tiradentes (Unit/AL) e terá início com o lançamento de um documentário de cerca de 20 minutos que conta um pouco da história da comunidade, dos artesãos e da arte produzida, tudo isso pelas palavras dos próprios quilombolas, além da enchente que atingiu o local em 2010. “Este filme é emocionante por trazer trechos e depoimentos dos artesãos na linguagem típica da região, portanto valoriza a cultura quilombola e permite que as pessoas conheçam a cultura e a força do nordestino em cada detalhe”, explicou o estudante Alexandre Vasconcelos, concluinte do mestrado.

Os artesãos retratados no documentário são dona Irineia e o esposo, seu Antônio, além de dona Marinalva e dona Julieta. A exposição também terá peças do seu Edson e o acesso é gratuito. A comunidade Muquém fica localizada em União dos Palmares, zona da mata alagoana, e foi certificada pela Fundação Palmares em 2005. No local, residem 140 famílias e atualmente os artesãos revendem suas peças no Galpão de Artesanato União dos Palmares ou na própria residência, onde os turistas chegam para compra imediata ou encomenda de peças para envio posterior.

Serviço: Lançamento de documentário e exposição quilombola

Onde: Unit e Iphan

Quando: 06 de junho a 02 de julho

Acesso gratuito


Veja mais


Festival Maionese acontece neste final semana no Rex Bar e Kfofo

O melhor da música independente está de volta na décima edição do Festival Maionese que acontece neste sábado no Rex Bar e no Kfofo, no bairro do Jaraguá, com dois palcos de...

Pedro Salvador, foto DIVULGAÇÃO

Tasca Portuguesa traz final de semana musical para seus clientes

Tasca ao Vivo é o projeto do restaurante Tasca Portuguesa que traz o melhor da música alagoana para seu espaço. O projeto que começou na última quinta-feira (14) segue nessa s...

F

Parque Shopping promove II Festival Quilombola

Para celebrar o Dia da Consciência Negra, comemorado na próxima segunda-feia (20), o Parque Shopping Maceió realiza o II Festival Quilombola. Durante todo o final de semana, o e...

Pop Boy

Marcos Filipe é jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas e viciado em tudo o que envolve Mídias Sociais, Cinema, Televisão, Música, Literatura e Eventos. Um Geek de carteirinha, ligado em desenho animado e games. Desde 2010 escreve sobre esses assuntos se alimentando todos os dias da mais pura Cultura Pop.

Outros posts de Pop Boy

Comente

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>