Blog

Pop Boy

Marcos Filipe é jornalista formado pela Universidade Federal de Alagoas e viciado em tudo o que envolve Mídias Sociais, Cinema, Televisão, Música, Literatura e Eventos. Um Geek de carteirinha, ligado em desenho animado e games. Desde 2010 escreve sobre esses assuntos se alimentando todos os dias da mais pura Cultura Pop.

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Indicados ao Oscar: A Teoria de Tudo

“É o cérebro?”. Essa é a pergunta feita por Stephen Hawking (Eddie Redmayne) nos primeiros minutos do longa “A Teoria de Tudo”, outro concorrente ao Oscar 2015 na categoria de melhor filme. O jovem físico descobre que possui Esclerose Laterial Amiotrófica (ELA) e que em alguns anos perderá os movimentos do seu corpo.

O posto começa com essa pegunta por que a beleza do longa não está em cenários, efeitos ou figurino, mas na riqueza do roteiro e da interpretação dos atores em passar ao público apenas um recado: o corpo pode parar, mas a sua mente vive em constante movimento.

O que fascina na direção de James Marsh é a capacidade de mostrar pequenos detalhes da vida de Stephen que o ajudaram na formulação da sua teoria sobre os buracos negros.

Cenas como a música que ele ouve no quarto da faculdade, os exercícios respondidos em panfletos de rodoviária até o café que ele toma no vagão de um trem reforçam a mensagem do filme de que quando se pensa se vai longe.

Tenho que destacar a interpretação de Eddie Redmayne. A primeira vez que o vi em ação foi em Os Pilares da Terra, uma série europeia do ano de 2010. O rapaz já mostrava o potencial de trabalhar com personagens pitorescos, como Jack Jackson, vivido no trabalho para a televisão. Com ele somos capazes de retornar ao tempo e conhecer um Stephen além do cientista e do portador de ELA.

Do casamento até a separação com sua esposa Jane, o filme chega ao seu ápice mostrando não somente as dificuldades, mas a capacidade de olhar o ser humano além do físico. Além de preencher elementos que formaram a personalidade do cientista vivo até hoje.

@marcosfilipesousa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos