Blog

Alerta 24 Horas

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Os “pardais” da SMTT: prevenção ou pegadinha?

 

Pardal da SMTT: sem aviso, vira armadilha

A SMTT começou a emitir multas a partir dos equipamentos – os “pardais” – instalados para fiscalizar a velocidade dos veículos em algumas das principais vias de Maceió.

Muito bem, nada contra o controle da velocidade para evitar acidentes.

Mas muitos condutores reclamam da falta de aviso nos locais.

É uma reclamação procedente. Não há placas de aviso nas proximidades de nenhum dos pardais. E deveria haver. Placas bem visíveis com a mensagem “Via fiscalizada por radar eletrônico” – e a velocidade máxima permitida ali. De preferência, antes mesmo dos postes com pardais, a prudência mandaria instalar placas de “Reduza a velocidade”.

Por mais que a Prefeitura e a SMTT tenham divulgado na imprensa a volta dos pardais, nada justifica a falta de placas.

Afinal, não é obrigação de todos os condutores que transitam em Maceió estarem informados sobre a data da vigência da fiscalização e os locais onde estão os pardais.

É preciso compreender – as autoridades, elas sim, têm obrigação de compreender – que as pessoas, há muitos anos, vinham dirigindo nessas vias sem necessidade de prestar atenção a radares eletrônicos, e se acostumaram a isso. Sem contar os condutores que não moram em Maceió e nem sequer sabem que os pardais estão ali.

Fiscalização e prevenção de acidentes, tudo bem. Mas sem sinalização adequada para alertar os incautos, a coisa muda de figura.

Aí é armadilha, pegadinha. A SMTT não precisa desses expedientes para arrecadar multas.

Atualização às 16h50: A coluna constatou a existência, em pelo menos um dos pardais (na Av. Leste-Oeste), de uma pequena placa com o aviso “Fiscalização Eletrônica – 60 km/h), colocada no acostamento a uma distância aproximada de 200 metros do local onde está o pardal. É muito pequena, não chama a atenção como seria de se esperar. Talvez seja exatamente este o motivo das reclamações: de tão pequena, a placa simplesmente nem é percebida, muito menos se o condutor estiver desprevenido ou com a atenção voltada para o tráfego à frente. 

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos