Blog

Blog do Valderi

Valderi Melo

Todas as postagens são de inteira responsabilidade do blogueiro.

Vereadores pedem ao MP que apurem doação ilegal de terreno em Porto Real do Colégio

Vereador Lobão é um dos autores das denúncias feitas ao MPE
Vereador Lobão é um dos autores das denúncias feitas ao MPE

Um grupo de vereadores de Porto Real do Colégio, a 173 km de Maceió, acionou o Ministério Público de Alagoas para investigar a prática de improbidade pelo atual prefeito, Sérgio Reis (PP). Os vereadores Lobão, Nildo da Canoa e Joselito Rosendo, entraram com uma representação para que o MP/AL apure se houve irregularidade na cessão de um terreno com mais de sete mil metros quadrados a um empresário local.

Na representação, os vereadores alegam que o terreno adquirido pelo município em 2002 e destinado à construção do matadouro público, hoje é utilizado de forma particular por um empresário. Alegam ainda que o matadouro chegou a ser construído, porém um tempo depois a construção foi destruída com a área passando a ser utilizada de forma particular, sem que se saiba se houve algum tempo de negociação envolvendo o município.

“Nosso interesse é saber se houve algum tipo de negociação e assim comprovar se não houve danos financeiros ao município”, afirma o vereador Lobão (PMDB). Outra denúncia feita contra o atual prefeito Sérgio Reis, é a utilização de forma eleitoreira de um terreno com mais de oito mil metros quadrados destinado para construção de casas populares. Segundo os vereadores, a maior parte das pessoas beneficiadas são familiares ou apadrinhados políticos do prefeito. 

Apropriação indébita

O promotor de Justiça, Saulo Ventura, que atua na comarca de Porto Real do Colégio já instaurou um inquérito civil para apurar a denúncia de apropriação indébita praticada pela atual gestão contra servidores municipais que realizam empréstimos consignados em instituições financeiras como Caixa Econômica, Banco do Brasil e banco Semear.

No inquérito, instaurado no dia 9 de setembro, o promotor adota uma série de providências, dentre elas o pedido de informações a instituição financeira sobre a retenção dos valores descontados nos salários dos servidores municipais e se o repasse está sendo efetuado pela atual gestão municipal. As denúncias foram levadas ao MP pelos servidores e representantes das instituições, que alegaram não receberem o pagamento dos empréstimos.

Contratação de caminhão a peso de ouro

Outra denúncia feita pelos vereadores ao MP é a contratação de um caminhão para coleta de lixo no município por R$ 594.700,00. De acordo com a denúncia feita pelos vereadores Lobão, Nildo da Canoa e Joselito, o valor do contrato entre a prefeitura de Porto Real do Colégio e a empresa Ideal Locações e Serviços Ltda seria referente à contratação de dois caminhões, quando na verdade apenas um efetua de fato o trabalho nas ruas da cidade.

Na denúncia, os vereadores querem saber se o contrato – que custa ao mês um total de R$ 49.558,33 – entre a prefeitura e a empresa, com sede no loteamento Antares, em Maceió, causa danos financeiros ao município de Porto Real do Colégio e caso seja comprovado algum tipo de irregularidade que o Ministério Público adote as medidas legais previstas em lei, responsabilizando penalmente o prefeito Sérgio Reis e demais envolvidos.

“O fato vem causando revolta nos servidores municipais que sofrem com o atraso no pagamento de seus salários e que ao procurarem o gestor público sempre ouvem a desculpa que o atraso decorre da crise financeira enfrentada pelos municípios”, alegam os vereadores na denúncia encaminhada ao Ministério Público em Porto Real do Colégio.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos