Católicos lotam missa no Santuário Nacional de Aparecida, SP

Missa às 10h é principal celebração do dia e abriu comemoração do jubileu. Expectativa é que neste 12 de outubro templo receba mais de 160 mil fiéis.

Carlos Santos/G1Missa solene de 12 de outubro no Santuário Nacional de Aparecida

Missa solene de 12 de outubro no Santuário Nacional de Aparecida

Milhares de fiéis participaram neste dia 12 de outubro da missa solene no Santuário Nacional de Aparecida (SP). A celebração, em comemoração ao Dia da Padroeira, é a principal do dia e abriu oficialmente as festividades do jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba, em 1717.

A celebração, que teve a participação governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), começou às 9h e terminou por volta das 11h. O número de participantes não havia sido divulgado pela assessoria de imprensa da basílica até a publicação desta reportagem.

O cardeal Dom Raymundo Damasceno, arcebispo de Aparecida, presidiu a missa. No começo da celebração leu aos fiéis uma carta do Papa do Francisco saudando a iniciativa do Santuário Nacional de combate ao trabalho infantil após participação na “Semana da Criança”, evento promovido em parceria com o Ministério Público e o Tribunal Regional do Trabalho para conscientização sobre o tema.

A homilia deste ano, assim como a dos dois anos anteriores, remeteu ao encontro da imagem da Santa no Rio Paraíba do Sul. O tema foi ‘O rosto misericordioso de Maria’.

“Maria invoca pelos cristãos em suas súplicas sobretudo nos momentos mais difíceis. E diante de Cristo ela está atenta às nossas necessidades e intercedendo por seus filhos”, disse Dom Raymundo durante a missa.
A moeda comemorativa do jubileu foi lançada na celebração. As peças foram cunhadas em prata banhada a ouro, prata, e bronze. A confecção foi em parceria com a Casa da Moeda e os símbolos são vendidos na Loja do Santuário e na Casa das Velas em Aparecida.

Gratidão

A professora boliviana Maria Helen Banhas, de 70 anos, veio agradecer a Padroeira pela cura de uma doença no ano passado. “Eu recebi diagnóstico de câncer e a Padroeira me safou. Eu pedi à Ela pela cura e fui para a Argentina fazer exames. Lá o câncer foi descartado. Minha médica é Nossa Senhora”, disse. Ela retorna nesta quarta para a Bolívia e disse que quer levar de Aparecida as bençãos ao povo do país.

O prestador de serviços gerais Anastácio Mendes Prates, de 59 anos, participou da missa solene. Ele veio do Mato Grosso do Sul.

“Eu tinha vários problemas de saúde e Nossa Senhora Aparecida me ajudou. Enquanto eu tiver saúde estarei aqui nos dias 12 de outubro cumprindo minha promessa à Mãe”, afirmou.

Programação

A expectativa da direção da Basílica, maior templo católico do país, é que passem mais de 150 mil romeiros neste 12 de outubro pelo local.

A programação deste feriado vai contar ainda com missas às 13h e 14h. Além de uma procissão sai da Matriz-Basílica às 18h em direção ao Santuário Nacional. O trajeto tem cerca de 3 quilômetros.

A festa termina a noite com um show pirotécnico na Tribuna Papa Bento 16 às 23h30.

Fonte: G1

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos