Contra a PEC 241, 18 instituições de ensino estão ocupadas em Alagoas

Aumenta o número de ocupações em campi e escolas estaduais.

Railton Texeira / Alagoas 24 Horasocupação

Depois da ocupação da reitoria da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), ocorrida na noite dessa terça-feira (25), no Campus A.C Simões. Ao todo, em Alagoas, são 18 instituições de ensino ocupadas ou parcialmente ocupadas.

Os protestos seguem em atos sucessivos contra à PEC 241 que versa sobre o limite de gastos públicos principalmente relativos à educação e saúde. A emenda foi aprovada em segundo turno pela Câmara dos Deputados ainda na noite de ontem.

As ocupações geraram respostas dos reitores da Ufal, Valéria Correia, e do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Sérgio Teixeira. Em nota, a reitora da Ufal se posicionou à favor dos protestos e lançou um repúdio formal a aprovação da PEC. “Na prática, essa PEC representa uma reconfiguração do pacto social e a configuração de Estado instituídos pela Constituição de 1988, ao desvincular, por exemplo, a obrigatoriedade constitucional de se aplicar determinados percentuais do orçamento em saúde e educação’, diz o documento.

Na interpretação da universidade, a PEC significa um total sucateamento da mesma. “No caso da Ufal, a Proginst constatou que se o mecanismo da PEC tivesse sido aplicado nos últimos 10 anos, de 2006 a 2016, o orçamento para esse ano seria de R$30.237.262,10. O orçamento real de 2016 é de R$155.455.700,00, portanto, uma diferença de mais de 125 milhões de reais. Se o mecanismo da PEC fosse aplicado em 2006, a expansão da Ufal e sua interiorização estariam completamente inviabilizadas”, conclui.

Já a direção do Ifal voltou a lembrar que as atividades estão suspensas desde a segunda-feira (24) quando houve a primeira ocupação. “A Direção Geral do Ifal campus Maceió informa que, frente ao comunicado oficial do Movimento Estudantil de Ocupação, o Campus Maceió está ocupado. Nesse momento, todas as atividades estão suspensas, até que se configure a situação político administrativa”, informa.

Veja abaixo a lista de instituições ocupadas segundo informações do Grito na Luta :

Escolas Estaduais

Costa Rego

Augusto Azevedo de Menezes

Monsenhor Sebastião

Manoel Lúcio

Rotary

prof.ª. Izaura Antonia Lisboa (Epial)

Ifal

Maceió

Satuba

Santana do Ipanema

Piranhas

Batalha

Marechal Deodoro

Murici

Ufal

Maceió

Arapiraca

Delmiro Gouveia

Palmeira dos Índios

Uneal

Arapiraca

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos