Mês do Juri: Acusado de homicídio em Porto Calvo é absolvido

Julgamento de Ronaldo Lopes ocorreu nesta segunda-feira (7), no Fórum da Comarca; jurados acolheram a tese de negativa de autoria

O réu Ronaldo Lopes foi absolvido da morte de Paulo Carlos de Oliveira, ocorrida em janeiro de 2013, no município de Porto Calvo, interior de Alagoas. O julgamento, realizado nesta segunda-feira (7) no Fórum da Comarca, fez parte do Mês Nacional do Júri, iniciado no último dia 3, em todo o país.

Os jurados acolheram a tese de negativa de autoria e inocentaram o réu. Essa foi a segunda vez que Ronaldo Lopes passou por um júri popular e foi absolvido.

Em dezembro de 2014, ele foi inocentado, mas o Ministério Público interpôs apelação alegando que a decisão havia sido contrária às provas dos autos. O recurso foi provido pela Câmara Criminal do Tribunal de Justiça, que determinou a realização de novo julgamento.

A sessão foi presidida pelo juiz José Eduardo Nobre Carlos. A defesa teve à frente o advogado Klevisson Kennedy da Silva Cerqueira e a acusação foi feita pelo promotor Adriano Jorge Correia de Barros Lima.

O caso

O crime ocorreu no dia 8 de janeiro de 2013, por volta das 17h20, na ponte do Engenho Capricho, zona rural de Porto Calvo. De acordo com a denúncia do MP/AL, a vítima voltava do trabalho com o enteado quando foi atingida por dois tiros de espingarda. Em depoimento, o enteado chegou a dizer que viu Ronaldo Lopes efetuar os disparos.

Feira Grande

Outro júri ocorreu nesta segunda em Feira Grande. José Cícero da Silva foi levado a julgamento pela tentativa de homicídio praticada contra Manoel Júnior dos Santos, em fevereiro de 2010. O crime, no entanto, acabou sendo desclassificado para disparo de arma de fogo em via pública.

José Cícero foi condenado a dois anos de reclusão e teve a pena convertida em prestação de serviços à comunidade. A sessão teve à frente o juiz José Miranda Santos Júnior. A acusação foi feita pelo promotor de Justiça Saulo Ventura e a defesa ficou a cargo do advogado Luciano Henrique.

Júris adiados

Para a manhã desta segunda-feira estavam previstos ainda júris populares em Santa Luzia do Norte e Arapiraca. As sessões, no entanto, foram adiadas e ainda não têm data para ocorrer.

Fonte: Dicom Tj

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos