Organizadores transferem vaquejada do Pilar para Bezerros-PE

A Associação Brasileira de Criadores de cavalo Quarto de Milha (ABQM) juntamente com a Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ) e Associação Alagoana de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ALQM) lamentam o prejuízo econômico sofrido pela cidade do Pilar-AL. Centenas de competidores e admiradores do esporte estavam programados para participarem do evento, considerado um dos maiores do Brasil, onde a estimativa de movimentação financeira gira em torno dos R$ 3 milhões e dois leilões que realizariam R$ 5 milhões em vendas.

Os prejuízos pela transferência do 14º Campeonato Brasileiro de Vaquejadas que seria realizada na cidade do Pilar-AL para o município de Bezerros-PE são incalculáveis, onde mais de 500 pessoas ficarão desempregadas, além de proprietários de hotéis e pousadas da região que tiveram centenas de reservas canceladas devido à falta de conhecimento acerca da prática da vaquejada moderna.

A perda de receita, empregos e giro da economia é o resultado da ação prejudicial dos “ativistas”, que não passam de irresponsáveis com a nossa população, o empresariado local e a economia do Estado e que desconhecem a realidade da vaquejada moderna.

Não é atoa que a atividade recebeu apoio de grandes instituições em todo o país: Governo de Alagoas, bancada federal alagoana (deputados e senadores, deputados estaduais, Defensoria Pública do Estado de Alagoas, além dos conselhos de medicina veterinário dos estados da Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Maranhão, Sergipe, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Rio Grande do Sul, Piauí, Minas Gerais, Paraná, Goiás, Alagoas e Paraíba.

Em toda sua existência, a ABQM e a ALQM sempre se caracterizaram por enfrentarem e saírem ainda mais engrandecidas de grandes desafios. O evento será realizado nos dias 24 a 27 de novembro, no Parque Rufina Borba em Bezerros/PE.

Defensoria

A Defensoria Pública do Estado de Alagoas, através da Coordenação de Pilar em parceria com o Núcleo dos Interesses Difusos e Coletivos, ingressou com uma Ação Civil Pública, hoje (14), em face do Estado e do referido município, a fim de garantir, sem qualquer embaraço dos órgãos públicos, a realização da 14ª Vaquejada Potro do Futuro & Congresso Nacional ABQM – 2016, prevista para acontecer no Parque Arthur Filho, localizado no Município de Pilar, entre os dias 24 e 27 de novembro.

Na petição inicial, assinada pelos defensores públicos Carlos Eduardo de Paula Monteiro e Lidiane Khristine Rocha, a Defensoria Pública argumenta que a proibição das vaquejadas trará danos irreversíveis a já sofrida população do interior alagoano, que depende do evento para sobreviver.

“Esses eventos estão saindo de Alagoas para estados vizinhos por falta de incentivos. Em outros locais, como na Bahia e Pernambuco, o Ministério Público fez algumas exigências relacionadas à realização dos eventos e aprovou a continuidade deles. Essas exigências já são cumpridas em Alagoas, por isso, a Defensoria questiona: quem está se beneficiando disso? Visto que os cidadãos alagoanos perdem e são punidos ao serem privados de seu sustento e da possibilidade de exercer uma prática cultural”, questionam os defensores, na ação.

Fonte: ABQM e Defensoria Pública

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos