“Jardim em Suspenso” – Karla Melanias

Karla Melanias.por Raoni Gondim (2)A Pinacoteca Universitária apresenta no dia 1 de dezembro, às 20 horas, a abertura da exposição “Jardim em Suspenso” de Karla Melanias. A artista, convidada para encerrar a pauta anual de 2016, traz pela primeira vez uma mostra individual aos salões da Pinacoteca. Nessa exposição, exibe obras realizadas a partir de matéria orgânica, animal ou vegetal, como metáfora das questões humanas relacionadas à existência.

“Jardim em Suspenso” tem como conceito principal o renascimento através da arte. Apresenta obras que propõem a reflexão acerca do tempo, questionando a fronteira entre a morte e vida a partir da criação de um universo onírico. Melanias também nos convida a repensar a relação entre o humano e a natureza.

Serão expostas 7 escanografias, 1 instalação com paisagem sonora e projeção visual e um conjunto de 7 obras realizadas com elementos naturais. A artista se dispõe a criar um espaço que inclua o visitante com deficiência física, permitindo que todas as pessoas possam ter a sua própria experiência com a exposição.

Karla Melanias é artista, curadora e pesquisadora alagoana e desenvolve projetos autorais em fotografia, escanografia e vídeo. Participou de mostras individuais e coletivas no Brasil, Portugal e Espanha, como Encontros de Agosto (Centro Cultural Dragão do Mar, Fortaleza, 2016), Triangulações (Maceió, Belém e Salvador, 2014) e Eternecer (com Camila Cavalcante, Pinacoteca, 2011 e Sesc Arapiraca, 2012). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UFBA, sob orientação da Profa. Dra. Maria Celeste de Almeida Wanner, curadora da mostra, e que conta com a participação Raoni Gondim, artista e pesquisador goiano, como co-curador.

Citação: “Decidi assumir o pó, soprando sobre o vidro do scanner areia fina da praia, com minha própria respiração. A experiência anterior ao pássaro, de criar imagens com plantas em decomposição, utilizando a própria matéria orgânica vegetal se desfazendo, transformou a opaca escuridão em brilho na noite escura, como constelações no cosmo, a partir do meu microcosmo onírico. Até os pássaros mortos poderiam ser contemplados no ar, plácidos, imóveis, levitando.”

SERVIÇO

Exposição: Jardim em Suspenso

Local: Pinacoteca Universitária – Praça Visconde de Sinimbu, 206, 1o piso, Centro

Abertura: 1 de dezembro de 2016, 20 horas

Visitação: 2 de dezembro de 2016 até 03 de março de 2017 (Segunda a sexta, das 8h30 às 18h).

Entrada gratuita

Fonte: Assessoria

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos