Pipeiros de Alagoas denunciam atraso no pagamento de serviços

DivulgaçãoCarros-pipa usados para levar água para o Sertão

Carros-pipa usados para levar água para o Sertão

Cerca de 200 motoristas de carro-pipa que atuam em Alagoas estão, desde novembro do ano passado, sem receber o repasse do dinheiro da Operação Carro-Pipa, do Exército Brasileiro. Insatisfeitos, alguns pipeiros decidiram parar o trabalho de coleta, transporte e distribuição de água potável para as cidades do Sertão alagoano.

Os profissionais garantem que já entraram em contato com o Comando do 59º Batalhão de Infantaria Motorizado, em Maceió, mas não obtiveram sucesso. Nenhuma há resposta, nem previsão de pagamento.

A indignação do grupo é que o recurso já foi enviado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e não há irregularidade na contratação e comprovação dos serviços efetuados por eles. No entanto, itens que tratam do repasse no pagamento dos profissionais estão sendo descumpridos.

ReproduçãoEdital de contratação dos motoristas de carro-pipa

Edital de contratação dos motoristas de carro-pipa

Eles garantem que apresentaram, no prazo correto, a comprovação de prestação dos serviços (Recibos de Pagamento de Autônomo – RPA), conforme edital de contratação, mas não obtiveram resposta. O representante do grupo protocolou vários pedidos de liberação de pagamento, também sem sucesso.

ReproduçãoRPA protocolado no Exército

RPA protocolado no Exército

Enquanto isso, as dívidas com proprietários de postos de combustíveis só aumentam. Os pipeiros abasteceram, durante esses três meses, sem pagar. Há motorista devendo cerca de R$ 12 mil, sem contar com as dívidas junto à oficinas e borracharias que realizam a manutenção dos caminhões.

Exército

No decorrer desta semana o 59° Batalhão de Infantaria Motorizado concluirá a inclusão no Sistema Integrado do Governo Federal de todas as Notas Fiscais emitidas pelos prestadores de serviços (pipeiros), referentes aos meses de novembro e dezembro de 2016. A próxima etapa será o repasse do recurso financeiro para os depósitos nas contas correntes dos pipeiros, o que efetivamente ocorrerá nos próximos dias.

Vale ressaltar que grande parcela dos pipeiros já receberam os pagamentos de novembro e dezembro com recursos repassados pelo Ministério da Integração Nacional.

O 59º Batalhão de Infantaria Motorizado está envidando esforços no sentido de regularizar, com a maior brevidade possível o pagamento da parcela restante dos motoristas contratados no escopo da Operação Carro Pipa.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos