Seduc fortalece investimentos em robótica e iniciação científica

Mais 45 escolas receberão laboratórios de robótica; haverá ainda concessão de 500 bolsas de iniciação científica para alunos

Valdir RochaLaboratório devem dinamizar a aprendizagem das Ciências Exatas em sala de aula

Laboratório devem dinamizar a aprendizagem das Ciências Exatas em sala de aula

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) anunciou novos investimentos em ciência e tecnologia. Durante a abertura do II Simpósio de Ciências da Natureza e Matemática, a secretária executiva da Educação, Laura Souza, informou que a pasta vai implantar laboratórios de robótica em mais 45 escolas da rede estadual e oferecer 500 bolsas de iniciação científica.

Em 2016, 50 unidades de ensino de todo o Estado foram contempladas com laboratórios de robótica para dinamizar a aprendizagem das Ciências Exatas. Os professores responsáveis pela operacionalização destes laboratórios passaram por capacitação para também desenvolverem projetos com seus alunos. Os resultados puderam ser vistos na Mostra de Robótica realizada durante a primeira edição do Encontro Estudantil da Rede Estadual, em novembro passado.

“Já temos 50 escolas com laboratórios de robótica e vamos adquirir equipamentos para mais 45. Este ano, os professores que desejem desenvolver projetos e receber estes laboratórios devem comunicar à direção de sua escola e apresentar uma proposta”, explicou Laura Souza. A partir das propostas apresentadas, será feita uma seleção das escolas contempladas com os laboratórios.

Bolsas

Outra medida anunciada pela secretária foi a implementação de 100 bolsas de iniciação científica para os alunos premiados na última edição do Encontro Estudantil. A lista dos estudantes contemplados saiu no Diário Oficial (DOE) desta quinta-feira (6).

“Também vamos oferecer 400 bolsas de iniciação científica junior para projetos que os professores desenvolvam em nossas escolas”, adiantou a secretária. As bolsas serão concedidas por meio de uma parceria entre Seduc e a Fundação de Amparo à Pesquisa de Alagoas (Fapeal) e os trabalhos serão submetidos a avaliação.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos