FPI do São Francisco inspeciona Barragem das Bananeiras em Arapiraca

AssessoriaFPI do São Francisco inspeciona Barragem das Bananeiras em Arapiraca

FPI do São Francisco inspeciona Barragem das Bananeiras em Arapiraca

Uma importante fonte de abastecimento de água para consumo humano de Arapiraca, a Barragem da Vila das Bananeiras, localizada na zona rural do município, precisa de manutenção. Essa é conclusão da Fiscalização Preventiva e Integrada (FPI) do São Francisco, que inspecionou o local nesta terça-feira (16).

Apesar de ser um modelo de preservação de nascentes do estado, a barragem apresenta fissuras e infiltrações na sua estrutura física, acarretando desperdício de água e colocando em risco o sistema de captação e abastecimento.

“A Barragem da Vila das Bananeiras mantém os nascedouros de água e a mata nativa. No entanto, ela peca na manutenção da estrutura, com considerável perda de recurso hídrico, que tem como destino a população de Arapiraca. Suas rachaduras, ferrugens e infiltrações podem gerar rompimento e causar um colapso no sistema”, afirmou a coordenação da equipe de recursos hídricos.

Pela falta de responsável técnico pela manutenção do prédio, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Alagoas (Crea/AL) autuou a Companhia de Abastecimento de Alagoas (Casal).

Já o Gerenciamento em Vigilância em Saúde Ambiental recolheu amostras de água para analisar a sua qualidade no laboratório móvel disponibilizado pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) nessa edição da FPI do São Francisco.

ETA das Bananeiras

A força-tarefa também inspecionou a estação de tratamento de água do Povoado Vila das Bananeiras. No local, além de problemas de manutenção similares aos da barragem, chamou atenção dos técnicos o acúmulo de água parada.

“No tratamento, há filtração e desinfecção com cloro, porém a água da lavagem não passa pelo leito de secagem. Ela vai direto para uma cisterna, que, por problema de estrutura, acumula água parada, causando a proliferação de doenças. Há inclusive peixes mortos no seu interior. É necessária uma manutenção urgente porque a situação está gerando danos à saúde da comunidade”, explicou a coordenadora da equipe, que é servidora pública da Secretaria de Estado de Saúde.

O Batalhão de Policiamento Ambiental fez uma comunicação de ocorrência policial em desfavor da Casal pela empresa por em risco a vida e saúde das pessoas.

Fonte: Ascom / MPE-AL

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos