Radiologia: Santa Casa de Maceió inaugura novo acelerador linear

A Santa Casa de Maceió inaugura nesta quarta-feira (26), às 8h30, o novo acelerador linear que será usado no tratamento radioterápico de câncer. Na solenidade, o provedor Humberto Gomes de Melo recebe o ministro da Saúde, Ricardo Barros, e o diretor geral da Varian no Brasil, empresa responsável pela fabricação do equipamento, Humberto Izidoro. A máquina faz parte do Plano de Expansão do Ministério da Saúde e a instituição alagoana será a quarta do país a recebê-la.

“A chegada desse acelerador é um ganho muito grande para a sociedade alagoana. Vamos poder atender 50 pacientes a mais, por dia, e isso num prazo menor e em horários mais confortáveis. O novo equipamento vem com mais avanços tecnológicos e não vamos ter mais pacientes esperando horário, pois muitos pacientes só podem de manhã ou à tarde. Dessa forma, a Santa Casa de Maceió cumpre mais uma vez seu papel social ao atender pacientes do SUS e os que possuem convênio privado”, destacou o radiologista Marcos Davi.

Dentro da programação federal serão instaladas 80 máquinas em hospitais pelo Brasil. Uma das primeiras instituições a receber o acelerador linear, a Santa Casa de Maceió, que estava na segunda lista de espera pelo equipamento, pulou da 137ª posição para a 4ª.

“O Ministério da Saúde começou a fazer exigências e a cobrar providências que demandavam muita estrutura e organização. A instituição deveria ter, por exemplo, histórico de atendimento de câncer, uma equipe multiprofissional, equipe de médicos especialistas, de física, e as instituições que estavam na nossa frente foram sendo afastadas por não atender essas exigências”, explicou o radiologista Marcos Davi.

Plano de Expansão da Radioterapia no SUS

Para ampliar o combate ao câncer, o Ministério da Saúde, através da Portaria nº 931 de 10 de maio de 2012 instituiu o Plano de Expansão da Radioterapia no SUS, com o objetivo de articular projetos de ampliação e qualificação de hospitais habilitados em oncologia, em consonância com os vazios assistenciais, as demandas regionais de assistência oncológica e as demandas tecnológicas do SUS.

Os aceleradores lineares são equipamentos de alta tecnologia usados para o tratamento de pessoas com câncer. Além de ampliar a assistência, o edital do Ministério da Saúde alcançou a economia de R$ 176 milhões na compra dos equipamentos. O valor final ficou em R$ 119,9 milhões. A vencedora do pregão foi a empresa norte-americana Varian Medical Systems, que atua em radioterapia há 65 anos, sendo fabricante mundial de dispositivos médicos, e de softwares empregados no tratamento de câncer.

 

Serviço:

O que? Santa Casa de Maceió inaugura novo acelerador linear

Quando? Nesta quarta-feira (26), às 8h30.

Onde? Rua Barão de Maceió, 288 – Centro

Fonte: Ascom/Santa Casa

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos