Audiência discute direitos da população em situação de rua

Ascom / SemasAudiência discutiu atendimento a população em situação de rua

Audiência discutiu atendimento a população em situação de rua

Profissionais da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) participaram da audiência pública realizada na Câmara Municipal de Maceió que discutiu os direitos da população em situação de rua em Maceió. O evento reuniu representantes do poder público, sociedade civil organizada e pessoas em situação de rua.

A audiência pública foi convocada pelo vereador Kelmann Vieira. Para ele, abrir as portas da Câmara para as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade é muito importante.  “A Câmara, como casa da população, deve abrir essa discussão para cobrar do poder público ações concretas para a população de rua”, destacou.

A Secretaria Municipal de Assistência Social conta com vários serviços de atendimento à população de rua. Há cinco equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), que fazem o trabalho de busca ativa nas ruas, encaminhamento e acompanhamento das pessoas em situação de rua; dois Centros Pop – espaços para atendimento e higiene pessoal para população de rua; e duas casas de passagem, uma delas familiar.

De acordo com a coordenadora de Abordagem Social da Semas, Priscila Guimarães, no ano de 2016 foram feitos  mais de 2.100 atendimento à população em situação de rua em Maceió. “Só de janeiro a junho deste ano, o Seas realizou 1.732 atendimentos; o Centro Pop I, 472; e o Centro Pop II, 1.040 atendimentos”, ressaltou.

As equipes do Consultório na Rua, ligadas à Secretaria Municipal de Saúde, trabalham a saúde da população de rua e o Grupo de Atenção à População de Rua da Guarda Municipal (GPOP), da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social, trabalha na busca ativa junto com as equipes de Abordagem Social.

Durante a audiência pública, o coordenador nacional do Movimento da População de Rua em Alagoas, Rafael Machado, recebeu a Comenda Selma Bandeira. Rafael foi usuário dos serviços da Assistência Social quando ainda morava na rua e depois se tornou facilitador de arte e cultura do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Participaram também da audiência a coordenadora geral de Abordagem Social da Semas, Priscila Guimarães;  a coordenadora do Centro Pop I, Alessandra Silva; a gerente de Atenção Psicossocial da Secretaria Municipal de Saúde de Maceió, Teresa Tenório; a representante da Pastoral do Povo de Rua, Célia Maria; a assistente social do Consultório de Rua em Maceió, Tereza Farias; a representante da Comissão de Direitos Humanos da OAB, Sandra Gomes; a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Alagoas (Ceas/AL), Ana  Tojal; e a representante do  Comitê da População de Rua, Maria de Lourdes.

Fonte: Ascom / Semas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos