Trote solidário: Entenda essa nova modalidade que diz não a violência

Solidariedade e amor ao próximo ganham a cena nas boas vindas das faculdades

AssessoriaTrote solidário Entenda essa nova modalidade que diz não a violência

 

O trote universitário é uma espécie de ritual de passagem para o nível superior. No entanto, alguns veteranos pegam pesado nas “brincadeiras” que defendem como tradição. Nesse momento, ser obrigado a andar sujo de tinta nas avenidas próximo a faculdade, não parece nada demais perto de atos de extrema humilhação e violência que ocorrem a cada início de ano letivo nas universidades.

Após diversas denúncias de casos de violência e até a morte de alguns calouros durante os trotes, as faculdades estão incentivando o trote solidário. Saem de cena as pintura corporais, banho de ovo e outras situações humilhantes. Entra a solidariedade. No trote solidário organiza-se, por exemplo, doação de sangue, de alimentos, visita a creches e asilos e outras campanhas educativas.

A preocupação de realizar trotes solidários já existe em diversas universidades do Brasil. “O trote solidário serve para conscientizar os alunos que estão entrando na faculdade e também para auxiliar em alguns projetos internos que sempre acontecem na faculdade”, conta Raiane Santana, estudante da Unime, universidade parceira do Educa Mais Brasil. No trote de Raiane, os estudantes arrecadaram 17kg de ração que foram doados para o projeto Amigo dos Animais. “A cada calouro que participa pedimos um kg de ração”, explica.

A Faculdade Jorge Amado (Unijorge), que também é parceira do Educa Mais Brasil, é outra universidade que sempre realiza os trotes solidários. Entre as ações promovidas pela faculdade destaca-se a que foi desenvolvida no Parque da Cidade, onde os alunos fizeram coleta seletiva, distribuíram mudas de plantas e promoveram a doação de livros. Em uma outra ação, na Praça da Independência, foi feita pintura dos bancos e pilastras, além de trabalho educativo com campanhas nas áreas de Saúde e Cidadania.

Bolsas de estudo pelo Educa Mais Brasil

Se você deseja participar de um trote solidário você pode procurar a coordenação da sua instituição de ensino e saber quando será a data da próxima ação. Se você ainda não ingressou na faculdade, mas está próximo dessa nova etapa da sua vida, saiba que você pode conseguir uma bolsa de estudo pelo Educa Mais Brasil.

O maior programa de inclusão educacional do país oferta bolsas de estudo de até 70% para jovens e adultos em diversas universidades em todas as regiões do Brasil. Os estudantes interessados devem clicar aqui e fazer sua inscrição. É gratuito.

Fonte: Ascom Educa Mais

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos