Governo entrega mais seis ambulâncias e conclui renovação da frota do Samu

Ação ocorreu durante o Governo Presente e cinco municípios foram beneficiados

Ascom SesauSeis novas ambulâncias entregues pelo Governo do Estado renovaram frota do Samu_FOTO_Thiago Henrique (2)

Graças aos esforços do Governo de Alagoas, a frota de ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) no Estado está 100% renovada. Os últimos municípios a receberem os novos veículos foram Arapiraca, Maribondo, Porto Real do Colégio, São Sebastião e Traipu, durante a 9ª edição do Governo Presente, realizada na região do Agreste alagoano.

Com a entrega de mais seis ambulâncias, as 35 Bases Descentralizadas do Samu e as duas Centrais de Regulação, localizadas em Maceió e Arapiraca, estão com viaturas zero quilômetro. Elas também contam com equipamentos modernos, a exemplo de um sistema de monitoramento via satélite.

Segundo o major Dárbio Alvim, supervisor do Samu, Alagoas conta com 56 ambulâncias ativas, rodando em todo o Estado, garantindo um atendimento pré-hospitalar de qualidade para a população. “O Governo de Alagoas adquiriu 40 ambulâncias e o Ministério da Saúde enviou outras 20, totalizando 60 viaturas. Isso significa que, além das 56 ambulâncias novas rodando, ainda teremos algumas que ficarão de reservar, visando suprir uma possível demanda, durante as manutenções que sempre precisam ser realizadas”, salientou.

Investimento – Cada ambulância comprada pelo Governo do Estado custou cerca de R$ 194 mil e possui equipamentos como cilindros de oxigênio, colares cervicais, um desfibrilador automático, medicamentos, prancha de imobilização. Elas também contam com um sistema de monitoramento, via satélite.

Para o secretário de Estado da Saúde, Christian Teixeira, a frota do Samu completamente renovada irá trazer mais qualificação e resolutividade para a rede de urgência e emergência. “Temos o Samu mais equipado do Brasil proporcionalmente. Com isso, nossos socorristas passam a chegar aos locais das ocorrências com mais celeridade, visando salvar a vida dos alagoanos em qualquer parte do Estado”, exaltou o titular da pasta.

Equipamentos – Ainda em Arapiraca, Christian Teixeira também fez a entrega de novos equipamentos para as unidades de saúde ligadas à Sesau. Além de seis monitores multiparâmetros, foram distribuídos seis cardioversores.

Dos novos equipamentos, oito foram destinados para o Hospital de Emergência do Agreste, em Arapiraca; dois para a Unidade Quitéria Bezerra, em Água Branca; e dois para a Unidade Mista Senador Arnon de Melo, em Piranhas.

De acordo com Christian Teixeira, a aquisição desses novos equipamentos, mostrar a determinação do Governo do Estado em melhorar as unidades que já existem. “Além da construção de novos hospitais, também estamos investindo nas unidades do interior do Estado, em especial no Hospital de Emergência do Agreste, que terá os leitos triplicados, visando garantir a excelência no serviço de trauma no Agreste”, ressaltou o secretário.

O monitor multiparametro é um equipamento que mostra frequência cardíaca, nível de oxigenação no sangue, pressão arterial, temperatura e a frequência respiratória do paciente. Já o cardioversor, é um equipamento similar a um desfibrilador, com a capacidade de emitir choque elétrico de maneira simultânea, para restaurar o batimento do coração quando é identificada uma arritmia ou fibrilação.

Fonte: Ascom Sesau

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos