Chuvas: Três casas desabam em grota no bairro da Pitanguinha

Casas caíram na Grota do Estrondo neste domingo (22)
Casas caíram na Grota do Estrondo neste domingo (22)

Após causar estragos em vários pontos da cidade, as fortes chuvas que atingem a Capital alagoana, ocasionaram no final da manhã deste domingo, 22, o desabamento de parte de três casas na Grota do Estrondo, no bairro da Pitanguinha. Não houve vítimas.

De acordo com informações colhidas no local, as residências tiveram sua estrutura bastante danificada pela a água que cai desde a noite de ontem (21) e acabaram desabando e caindo no córrego que corta a localidade.

O Corpo de Bombeiros foi acionado e ajudou na evacuação do local, mas não precisou socorrer ninguém. Técnicos da Defesa Civil municipal também foram acionados e estão no local realizando levantamentos.

Um dos moradores que perdeu sua casa, Givanildo da Silva, mora no local com sua esposa e filha, mas não estava lá no momento do desabamento. Ele disse à reportagem do Alagoas24Horas, que não conseguiu salvar nenhum móvel ou eletrodoméstico e que está bastante preocupado, já que as outras casas atingidas pertencem também a pessoas de sua família.

“Eu não sei o que vamos fazer. A gente está esperando alguma orientação, algum apoio… Porque nós não temos mais nada. Só Deus”, lamentou o homem.

A ponte que dá acesso à comunidade também ficou danificada
A ponte que dá acesso à comunidade também ficou danificada

Outros moradores da Região disseram que, mesmo não perdendo suas casas, tiveram grandes prejuízos, já que o volume de chuva fez com que a água entrasse nas residências e danificasse bens, além da dificuldade de acesso ao local, já que a ponte que passa pelo Riacho do Silva e dá acesso à comunidade também ficou fragilizada com as chuvas, que elevou o nível do rio.

“Nós precisamos de cuidados antes que isso aconteça, porque ninguém nunca veio fazer nenhuma vistoria ou alertar a gente de nada. Agora, quem teve a sorte de não perder a casa, está com tudo molhado, estragado. Tem poste torto, perigando cair também. E isso agora, que a chuva parou, mas vai voltar”, explicou Gerdes dos Santos.

Uma quarta casa ameaça desabar, mas está escorada em uma árvore.

Registros de Ocorrências

A Secretaria Adjunta Especial de Defesa Civil informou que está de plantão e que 13 ocorrências foram registradas até esta manhã, todas sem vítimas.

O órgão informou também que  nas últimas horas, das 00h às 09h,  choveu uma média 135,4 milímetros na capital e que a chuva registrada até hoje em Maceió já ultrapassou em mais de 100 milímetros o volume previsto para todo o mês de abril.

Quanto às ocorrências, o secretário-adjunto especial de Defesa Civil, Dinário Lemos, explicou que o maior número é referente a alagamentos. “Houve deslizamento de terra em Bebedouro, Chã da Jaqueira e Benedito Bentes. Dois imóveis desabaram, sendo um no conjunto Frei Damião e outro na Grota da Moenda. Trecho da Avenida Pierre Chalita, em Jacarecica, está interditado em decorrência do aumento do nível do riacho. Em Bebedouro, a avenida principal do bairro também está alagada”, relatou.

As demandas decorrentes das chuvas estão sendo acompanhadas por equipes da Defesa Civil, com suporte das secretarias de serviço, a exemplo da Infraestrutura (Seminfra), Assistência Social (Semas) e Limpeza Urbana (Slum). Para qualquer ocorrência, a orientação é de que a população acione a 0800 030 6205 e pelo 3315 -1437, ou o Corpo de Bombeiros no 190.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos