Obra do sistema de abastecimento gera empregos em Inhapi

Agência AlagoasObra gera emprego no sertão

Obra gera emprego no sertão

As obras de implantação do sistema de abastecimento de Inhapi estão avançadas, segundo constatou o presidente da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), Clécio Falcão, em visita ao canteiro, na tarde de quarta-feira (25). A previsão de conclusão do empreendimento é no final de junho, a partir de quando a cidade receberá água tratada retirada diretamente do Canal do Sertão.

Com isso, Inhapi não mais fará parte do Sistema Coletivo do Sertão, e, dessa forma, a água restante desse sistema será direcionada para reforçar o abastecimento de Canapi e Mata Grande.

“Com esse sistema individual, vamos poder ofertar até 136 metros cúbicos de água por hora para Inhapi. Isso vai corrigir definitivamente a deficiência de abastecimento da cidade”, salientou Clécio Falcão.

O sistema de abastecimento individual de Inhapi será composto por captação realizada com bombas-anfíbias, que serão instaladas no Canal do Sertão, uma Estação de Tratamento de Água (ETA) do tipo compacta, que realizará filtração e cloração, e uma nova adutora, com 12,8 quilômetros de extensão. O investimento de cerca de R$ 6,5 milhões é oriundo de recursos próprios da Casal e do Governo do Estado.

A ETA está sendo erguida ao lado do Canal. Já a nova adutora, que tem diâmetro de 200mm, vai levar a água tratada dessa estação até um reservatório que fica no entorno da cidade. Até agora, cerca de 6 mil metros dessa rede já foram implantados.

De acordo com o empreiteiro Cristiano Cintra, da empresa AC2 Engenharia, cerca de 20 operários da própria região trabalham nas obras, tanto na ETA quanto na instalação da adutora. As bombas da captação e da estação elevatória já se encontram no canteiro de obras. Com esse sistema individual, espera-se atender a toda a população da zona urbana e alguns povoados da zona rural de Inhapi.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos