Comunidades indígenas estão ilhadas em Palmeira dos Índios

ReproduçãoEstrada que liga as comunidades indígenas

Estrada que liga as comunidades indígenas

Duas aldeias indígenas localizadas na região serrana do município de Palmeira dos Índios: Coité e Mata da Cafurna, estão isoladas desde sexta-feira (25) quando a estrada de acesso às comunidades ficou intransitável. Por causa do excesso de barro e lama, que pioraram após as chuvas, nenhum veículo conseguiu trafegar na região e os poucos que se aventuraram acabaram atolando.

De acordo com o professor Marcondes Rocha, da comunidade Mata da Cafurna, todo mundo está sofrendo com o problema, inclusive os alunos que não estão conseguindo ir às aulas, nem mesmo a pé. Outro problema é que a estrada em questão é importante para a economia da cidade. É ela que liga Alagoas ao Estado de Pernambuco. “Ela liga os pontos comerciais. As pessoas que vem de Pernambuco, por dentro do interior, com produtos agrícola para levar para a feira. Essas pessoas também estão sofrendo com a falta de acesso. Além dessa estrada, só há outra estrada de acesso, que fica após a periferia da cidade, no bairro Alto do Cruzeiro. Só que em tempos de chuva ninguém sobe por lá”, explicou o professor.

A comunidade protocolou um ofício junto à Prefeitura de Palmeira dos Índios solicitando providências acerca do problema na estrada. “Solicitamos a recuperação das estradas no verão, antes das chuvas e até agora nada”, ressalta. “Toda a comunidade, não só a Mata da Cafurna, mas também a aldeia Coité, nos encontramos ilhados. Não temos condições de ir para a cidade, nem de alguém vir para as nossas comunidades”, completa.

Um morador da região tentou trafegar em sua motocicleta, mas ficou atolado. Revoltado, ele gravou um vídeo cobrando soluções para o problema (Veja abaixo). O Alagoas 24 Horas tentou contato com a Prefeitura de Palmeira dos Índios, por telefone, mas não obteve êxito.

ReproduçãoOfício enviado à Prefeitura da cidade

Ofício enviado à Prefeitura da cidade

 

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos