Universidades convocam aprovados na lista de espera do SiSU

Convocação se limita à primeira opção de curso escolhida na inscrição

Assessoria

A partir desta terça-feira (3), as universidades e demais Instituições de Ensino Superior (IES) da rede pública dão início à convocação dos aprovados na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) 2018.2. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), “a convocação dos candidatos para a matrícula cabe às próprias instituições de ensino” e, por isto, é recomendado que seja feito o acompanhamento junto à própria instituição em que o interesse foi manifestado.

Não é em vão a recomendação feita pelo órgão. Muitos estudantes se candidatam à lista de espera SiSU mas não acompanham as convocações subsequentes e, consequentemente, correm risco de perder a vaga para o concorrente. “Aconteceu com muitos colegas que estavam com o nome na relação de aprovados. A pessoa deve ficar de olho na lista de espera porque se o nome estiver lá, é provável que ela não veja”, pontua Jamile Andrade dos Santos, estudante do segundo semestre de Nutrição.

A manifestação de interesse aconteceu entre 22 e 27 de junho de 2018, período similar ao de realização das matrículas. Esta última etapa é fundamental para a disponibilização das vagas lista de espera porque é a partir da desistência dos aprovados na chamada regular do SiSU que são convocados estudantes das próximas chamadas.

Na lista de espera, é considerado apenas o curso que consta como primeira opção na inscrição do candidato. Puderam se inscrever estudantes que não foram aprovados em nenhum dos cursos optados na chamada regular ou que foram convocados apenas para a segunda opção – ainda que tenham realizado a matrícula.

Todos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017. O SiSU 2018.2 ofertou mais de 57 mil vagas em 68 instituições de ensino.

Saiba mais: como funciona o SiSU?

Saiba mais: três cursos com maior número de inscritos no SiSU 2018.1

Fonte: Ascom Educa Mais

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos