Ensino superior conquista melhor idade

Com mais participação no mercado de trabalho, idosos ocupam também faculdades.

Educa Mais Brasil

Ensino superior conquista melhor idade

Em cinco anos, a população brasileira com 60 anos ou mais cresceu 18,8%. Com o aumento da expectativa de vida, a população vem envelhecendo. Ganhou 4,9 milhões de idosos desde 2012, passando dos 30 milhões em 2017. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Com um número cada vez maior de indivíduos na melhor idade e dispostos a se manterem ativos, a tendência é que essa estatística aumente a cada ano. Porém, o grande problema é a falta de qualificação. Segundo dados do MEC, apenas 11% dos brasileiros entre 55 e 64 anos possuem Ensino Superior. O número é baixo se comparado aos Estados Unidos, onde 40% das pessoas nessa faixa etária possuem diploma universitário.

Na contramão dessa estatística, existem histórias inspiradoras. Aos poucos, muitos brasileiros na melhor idade vêm realizando antigos projetos que, na juventude, não puderam se concretizar. O aposentado Carlos Augusto Manço é um exemplo. Aos 90 anos, ele conseguiu se matricular no curso que sempre sonhou: Arquitetura e Urbanismo. Na sala de aula, o novo aluno chama atenção não só pela idade, mas pelo desejo de aprender e desfrutar ao máximo dos estudos. “Espero que o curso agregue conhecimento. Vou poder vivenciar minha profissão de desenhista por um outro ângulo, o do Arquiteto”, comenta.

Depois de anos de convívio com engenheiros e arquitetos, o mais novo graduando está na expectativa de ver a profissão de uma nova ótica. Foi atuando como desenhista na Universidade de São Paulo (USP), onde exerceu a profissão até se aposentar, que nasceu o sonho de entrar no mundo da Arquitetura e iniciar uma graduação para somar novos conhecimentos.

Este ano, o desejo de Carlos pôde se concretizar. Com o incentivo dos seus dois filhos, oito netos e quatro bisnetos, o aposentado resolveu prestar vestibular e frequentar a sala de aula. “Todos adoraram a notícia e me incentivam nessa jornada”, afirma o universitário aposentado.

Osmar Jambeiro, 77 anos, também resolveu voltar a estudar. O estudante não vê problema em ser o mais velho da turma de Direito da Unime. Ao contrário, sente que serve de inspiração para colegas e muitos outros brasileiros que sonham em cursar uma faculdade mas julgam ser tarde por causa da idade. “Eu resolvi transformar em realidade um sonho antigo e afirmo: não abandone o sonho, por mais que exista a dificuldade”, afirma.

Média Salarial do Curso de Direito

Ficou interessado pelo curso escolhido por Osmar Jambeiro? A média salarial de um advogado no Brasil é de R$ 4.374,43. O valor é baseado nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), do Ministério do Trabalho. 

Bolsas de estudo para qualquer idade

Estudantes de todas as idades podem contar com bolsas de estudo do Educa Mais Brasil. O programa tem como missão incentivar a inclusão educacional e já beneficiou mais de 450 mil alunos com descontos na mensalidade de até 70%. Quer saber como? Clique aqui.

Fonte: Educa Mais Brasil

Veja Mais

Sorry, nothing to display.

Deixe um comentário

Vídeos