Enxofre: moradores de Satuba e Santa Luzia do Norte reclamam de odor

Reprodução/Google

Forte odor está causando problemas respiratórios

Moradores de Santa Luzia do Norte e Satuba, cidades da região metropolitana de Maceió, estão incomodados com um odor de enxofre que se espalhou na região há alguns dias. Através de denúncias ao WhatsApp do Alagoas24Horas, moradores relatam que o mau cheiro é tamanho que está causando dores de cabeça, sobretudo, em pessoas idosas e problemas respiratórios.

Os moradores acreditam que o odor esteja sendo causado por uma fábrica de fertilizantes sediada no município de Santa Luzia do Norte. Para tentar resolver o problema, a Câmara Municipal de Satuba enviou ofício, no mês passado, à empresa responsável para que preste esclarecimentos sobre fato.

Esta não é a primeira vez que a população sofre com este problema. Em outra ocasião o Instituto do Meio Ambiente (IMA) já havia autuado a empresa e o processo tramita na justiça.

Nota da empresa

“Esclarecemos que a Timac Agro opera dentro dos limites estabelecidos na legislação brasileira, sendo realizadas regularmente medições, por empresa externa especializada em emissões atmosféricas, para controle e monitoramento da qualidade do ar, não havendo danos ao meio-ambiente e nem a população.

Ressaltamos que a fábrica de ácido sulfúrico foi desativada há mais de 10 anos, não havendo, portanto, utilização de enxofre como matéria-prima no processo produtivo.

Recebemos ofício da Câmara Municipal de Vereadores de Satuba-AL e estaremos encaminhando a resposta com todos os esclarecimentos necessários, permanecendo à disposição deste órgão.

Por fim, apesar do contexto difícil do mercado de fertilizantes na região, informamos que a unidade fabril de Santa Luzia do Norte está contemplada em um plano de investimento importante há vários anos.”

Matéria atualizada às 18h16.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos