Funcionários de Unidade de Saúde do Benedito Bentes são ameaçados de morte

Entidades representativas estiveram no local e irão formalizar denúncia junto ao Ministério Público (MPE-AL)

Google Street View

Unidade Básica de Saúde Hamilton Falcão

Nesta quarta-feira (1º), funcionários da Unidade Básica de Saúde Hamilton Falcão, que fica no Benedito Bentes, parte alta de Maceió, teriam sofrido ameaças de morte por traficantes da região. O Conselho Regional de Enfermagem (Coren) e o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos de Enfermagem (Sateal) estiveram no local na manhã de hoje, 02, para averiguar a denúncia.

Segundo o presidente do Sateal, Mário Jorge Filho, os funcionários estão assustados e não quiseram dar mais detalhes sobre o caso. “Uma mulher, que alegou ser ‘esposa de traficante’, teria chegado a unidade exigindo ser consultada de imediato, caso contrário mataria quem recusasse realizar o atendimento”, explicou o presidente.

Durante a visita, as equipes verificaram a ausência do diretor da UBS, que, segundo o sindicato, foi afastado após ser agredido pela população. Também foi verificado que não há segurança armada e nem patrimonial.

Diante do caso, as entidades representativas irão formalizar a denúncia ao Ministério Público Estadual e pedir uma reunião com a direção da Secretaria Municipal de Saúde, já que outras unidades da capital estariam passando por problemas relacionados à falta de segurança.

Os profissionais também foram orientados a fazer um boletim de ocorrência junto à Polícia Civil (PC-AL).,

A Secretaria Municipal de Saúde emitiu nota na qual se posiciona a respeito do caso. Leia na íntegra:  

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a orientação repassada a todas as unidades do município é de que, em qualquer situação de ocorrência policial – ameaça, agressão ou assalto – seja registrado o devido Boletim de Ocorrência (BO), informando formalmente às autoridades do ocorrido para que as providências cabíveis sejam adotadas, já que a questão se refere à segurança pública, área de competência estadual. No caso específico do ocorrido na US Hamilton Falcão, as equipes de imunização e enfermagem já realizaram esse procedimento na manhã de hoje (02/08).

A SMS esclarece que mantém contato com a Secretaria de Estado de Segurança Pública e também com a Guarda Municipal sobre a ocorrência dessas situações – especialmente em unidade localizadas em áreas de maior vulnerabilidade ou risco – para que sejam reforçadas as rondas e haja reforço policial nesses locais, e se adotem as medidas necessárias.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos