Projeto Viva Sorrir quer arrecadar material de higiene pessoal para idosos em hospitais do SUS de Maceió

A iniciativa é da recepcionista da Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, Márcia Maria, que conta com o apoio de alunos do curso de comunicação digital da Unit

Um ano internada quando criança em consequência de queimaduras graves com álcool, mais oito meses internada, já adulta, no Hospital das Clínicas em São Paulo, para tratar das sequelas de queimaduras e de erros médicos, foram suficientes para transformar o modo o qual Márcia Maria via o mundo. A recepcionista, que trabalha na Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos (Semudh), teve muito tempo de internação observando que os idosos e pessoas portadoras do HIV internados pelo SUS mal recebiam visitas e que também não tinham acesso a material de higiene pessoal e bucal.

Quando voltou a Maceió, Márcia começou a visitar os hospitais da cidade em busca de grupos de voluntários que atuassem como os que ela conheceu em São Paulo. Não encontrou. Resolveu agir sozinha e passou a comprar e a arrecadar de amigos 70 kits com material de higiene pessoal e bucal, com escova de dente, pasta de dente, fio dental, toalha de rosto, sabonete líquido e antisséptico bucal. “Muitas vezes comprei no cartão de crédito emprestado de amigos para não deixar de entregar aos meus velhinhos”, diz emocionada.

Há sete anos, Márcia Maria arrecada o material entre os meses de outubro a dezembro entre amigos, mas compra a maior parte. “Quando chega uma semana antes do Natal eu faço a entrega, embora falte pra muita gente”, conta.

Projeto Viva Sorrir

O Projeto Viva Sorrir foi criado para ajudar à Márcia Maria a ajudar mais pessoas. Ao ouvir, por um acaso, o telefonema da recepcionista Márcia Maria para uma velha amiga solicitando ajuda pra este ano, a jornalista Cristina Sampaio, assessora de comunicação da Semudh e aluna de pós-graduação de comunicação digital na UNIT, ficou sensibilizada e prometeu ajudá-la.

Com a contribuição de toda a equipe da pós e com a possibilidade de transformar a história da Márcia Maria num projeto, os alunos criaram o ‘Viva Sorrir’ – projeto que tem como objetivo usar a comunicação social e as mídias digitais para sensibilizar as pessoas a doarem os kits de higiene pessoal que a Márcia tanto precisa e aumentar a quantidade de 70 unidades para 300 kits.

“Se uma única pessoa consegue levantar 70 kits imagine um grupo inteiro que pode aproveitar o poder das redes sociais para fazer o bem e ajudar à Márcia a fazer mais pessoas felizes, pessoas, aliás, que estão numa situação de muita carência”, disse a jornalista Cristina Sampaio.

Pontos de arrecadação

O Projeto Viva Sorrir tem vários pontos de arrecadação, sendo eles o Restaurante Colonial (Av. Tomás Espíndola – Farol), Farmácia Popular/Mercadinho da Pajuçara (R. Elísio de Carvalho – Pajuçara), Instituto de Depilação Depil Up (Av. Dep. José Lages – Ponta Verde), a Lanchonete Tentação (Praça de alimentação da UNIT Alagoas) e a própria Secretaria da Mulher e dos Direitos Humanos, onde Márcia trabalha, que fica no Centro, Rua Cincinato Pinto, 503. O número de contato para mais informações é (82) 99197-9906 e nas mídias sociais, Facebook e Instagram: Projeto Viva Sorrir.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos