Associação Pestalozzi realiza atendimento multidisciplinar para crianças com síndrome congênita do Zika Vírus

Associação Pestalozzi

Pestalozzi

Com uma equipe formada por especialistas, a Associação Pestalozzi de Maceió oferece um serviço multidisciplinar composto por Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta e Fonoaudiólogo para crianças com microcefalia, além de contar com psicólogos voltados para o acompanhamento dos pais. Cerca de 20 crianças, de 0 à 3 anos e 11 meses de idade são atendidas no Centro Especializado em Reabilitação – CER IV, localizado na Rua Comendador Firmo Lopes, 240 – Farol.

De janeiro à setembro deste ano, aproximadamente noventa bebês nasceram com a síndrome congênita do Zika Vírus em Alagoas, dados fornecidos pela Secretaria de Estado de Saúde de Alagoas.

O primeiro procedimento é feito na maternidade seguindo o protocolo de saúde exigido. “As crianças que nascem em Maceió são encaminhadas para Secretaria Municipal de Saúde, e as dos demais municípios são encaminhadas para a Secretaria de Estado da Saúde de Alagoas. Só após esse procedimento é que são direcionadas aos CERS”, explica a diretora de saúde da Associação Pestalozzi de Maceió, Drª Alice Athayde.

As crianças que possuem atraso no desenvolvimento neuropsicomotor, necessita de estímulos dos especialistas para adquirir e aprimorar suas habilidades.

Uma boa estimulação realizada nos primeiros anos de vida é determinante para aquisição em diversos aspectos, como: desenvolvimento motor, comunicação e cognição.

As terapias são realizadas na piscina e na sala de estimulação precoce de forma intercalada e acontecem duas vezes na semana.

“Nossa maior missão é promover a inclusão da pessoa com deficiência em todos os âmbitos da sociedade, e lutamos diariamente por conquistas que facilitem esse processo. O nosso Centro Especializado em Reabilitação é uma dessas conquistas, somos referência e reconhecidos em todo o estado de Alagoas no atendimento da pessoa com deficiência”, afirma Tereza Amaral, presidente da Associação Pestalozzi de Maceió.

A Associação Pestalozzi de Maceió existe há 41 anos e é referência no atendimento, pois é a única instituição no estado que possui um CER IV, ou seja, um Centro Especializado em Reabilitação, que atende os quatro tipos de deficiência: física, intelectual, visual e auditiva.

Mais informações, pelo telefone: 3201-2350.

Fonte: Associação Pestalozzi

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos