Ronda no Bairro leva cultura e lazer ao Corredor Vera Arruda

Projeto Praça Viva atraiu famílias na noite desta sexta-feira (9); com edições bimestrais, ação incentiva o convívio em espaços públicos

Não há coisa mais bonita do que ver uma praça ou qualquer outro espaço público de convivência mútua tomado por famílias. Na noite desta sexta-feira (9), o Projeto Praça Viva, promovido pelo Ronda no Bairro, encantou desde crianças a idosos com apresentações culturais no novo trecho do Corredor Vera Arruda, na Jatiúca.

Ascom Ronda no Bairro

Um dos objetivos da equipe de Articulação e Mobilização Social do programa é promover atividades de qualidade nesses espaços, que fazem parte das oito áreas comerciais atendidas com o patrulhamento de proximidade do Ronda no Bairro. O Projeto Praça Viva, que terá edições bimestrais, é mais uma dessas ações que visam incentivar a população a ocupar de maneira segura e harmônica esses locais, além de lembrar as pessoas que a responsabilidade pela utilização e preservação de espaços públicos também cabe a elas.

Fabrícia Pedrosa, moradora de um dos prédios do entorno do Vera Arruda, entendeu muito bem a ideia do projeto: “É uma iniciativa muito boa e faz com que as pessoas saiam das suas casas para ouvir de perto músicas tão lindas como essas. Eu e minha família estávamos ouvindo lá de casa e decidimos vir até aqui para conferir e prestigiar. Nós adoramos”, disse. “O Ronda no Bairro é maravilhoso, está mais do que aprovado”.

O Praça Viva é realizado por meio de parcerias. Nessa edição, contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Marechal Deodoro, que ofertou as apresentações do Pastoril Santa Madalena e da Orquestra Sinfônica Manuel Alves de França, além do incentivo da Associação dos Moradores do Stella Maris (Astema) e do supermercado Unicompra.

Para a coordenadora da equipe Social do Ronda no Bairro, a psicóloga Áurea Vasconcelos, a prevenção é essencial para a redução da violência nos territórios do programa. “É gratificante poder proporcionar momentos como o de hoje à população, manter espaços públicos iluminados, para que sejam utilizados de maneira correta pelas pessoas, para o lazer e para reafirmação de nossa cultura”, explicou.

O superintendente do Ronda no Bairro, coronel Cícero Silva, prestigiou o evento e reforçou a necessidade de integração entre a polícia de proximidade com moradores, comerciantes e frequentadores nos territórios de atuação do programa.

“É para isso que o programa existe, para criar vínculos com as pessoas. Além de elevar a sensação de segurança, estamos aqui para atender às pessoas em qualquer tipo de necessidade, desde a denúncia de ocorrências, o auxílio em casos de pessoas em situação de vulnerabilidade social até a promoção de atividades lúdicas e educativas”, concluiu.

O Ronda no Bairro está presente em áreas comerciais de oito bairros de Maceió: Jacintinho, Jaraguá, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca, Cruz das Almas, Jacarecica e Centro.

Fonte: Ascom Ronda no Bairro

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos