Alagoas registra maior queda do Brasil no número de mortes violentas

Entre janeiro e setembro deste ano, a redução no número de homicídios foi de 26% em comparação com o mesmo período de 2017

Agência Alagoas

Renan Filho apresenta números de combate à violência

O governador Renan Filho e o secretário de Estado da Segurança Pública, Lima Júnior, apresentaram, durante entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira (21), um balanço sobre os números de homicídios registrados em Alagoas. A quantidade de mortes violentas de janeiro a setembro deste ano caiu 26% em comparação com o mesmo período de 2017. O resultado coloca Alagoas como o estado que mais reduziu mortes violentas no Brasil.

Segundo o Núcleo de Estatística e Análise Criminal (NEAC), da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), no período citado foram registradas 1.075 mortes por homicídio doloso, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. Já no ano passado, até setembro, foram contabilizados 1.459 casos.

Os meses de outubro e novembro também tiveram redução. Em outubro, o número de Crimes Violentos Letais e Intencionais (CVLI) caiu 28% comparado ao mesmo mês de 2017; em novembro foram 23% de mortes a menos. Em números totais, foram registrados 112 homicídios nos dois meses deste ano, e 156 em outubro e 146 em novembro do ano passado.

No total, entre janeiro e novembro, o número de homicídios é de 1.402, enquanto que em 2017 o período registrou 1.922 casos. Se compararmos os números deste quadriênio (2015-2018) com o anterior (2011-2014), observa-se uma queda de 21,4%. Na atual gestão, os homicídios somam 7.014, já entre 2011 a 2014 foram 8.920.

Renan Filho apresenta números da redução da violência

Para ele, os últimos quatro anos deram nova cara à segurança pública. O setor passou a ter investimentos em pessoal, equipamentos, construções de novos prédios e reformas. Aliado a isso, a integração entre as polícias e as agências de inteligência foi decisiva para conseguir fazer com que operações e outras estratégias tivessem sucesso no enfrentamento ao crime.

Ele observou, ainda, que investimentos em educação e prevenção à violência também foram importantes neste processo. “Este resultado é fruto do trabalho de todos que compõem a Segurança Pública. Enquanto vários estados enfrentam graves problemas para combater o crime, aqui estamos colhendo bons resultados e reduções significativas. Além dos homicídios, também reduzimos assaltos a coletivo em Maceió e estamos trabalhando para alcançar resultados em outras frentes”, afirmou.

O governador também destacou a redução da violência na capital. “Em Maceió, foram 3.278 homicídios no governo anterior, de 2011 a 2014, contra 2.247 mortes, ou seja, só na capital tivemos mil homicídios a menos, o que representa, em nosso governo, uma redução de 31,4% quando comparado ao anterior”, destacou Renan Filho.

Fonte: Agência Alagoas

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos