Fecomércio lança Missão Empresarial à China

Ascom/Fecomércio

Fecomércio lança Missão Empresarial à China

Aproximar os empresários alagoanos a potenciais oportunidades de negócios com o mercado chinês é a proposta da Federação do Comércio do Estado de Alagoas (Fecomércio AL) ao promover a Missão Empresarial à China, em parceria com o Sebrae Alagoas. A iniciativa, que deve aterrissar em terras orientais no próximo mês de abril, foi apresentada nesta quinta, na sede da Federação.

De acordo com a assessora técnica da entidade, Izabel Vasconcelos, o projeto da Fecomércio contempla as fases 1 e 2 da Canton Fair, maior feira de negócios da Ásia. A ideia é formar dois grupos para, assim, direcioná-los a uma das duas fases, otimizando a missão ao direcionar por segmento. “A ideia é de que o empresário vá direcionado, que possa ser uma Missão de negócio efetivamente. A gente parte da premissa de que cada empresário vá com uma rota, saber quais estandes visitar”, explica.

A fase 1 acontecerá de 15 a 19 de abril e contempla segmentos como eletrônicos, iluminação, ferramentas, ferragens, material de construção, veículos e autopeças, produtos químicos e maquinário. Já a fase 2 será de 23 a 27 de abril e, entre os segmentos, reúne expositores de artigos de mesa e cozinha, cerâmica, cerâmica artística, móveis, artesanatos, brinquedos, produtos de pedra e aço, produtos de jardinagem e artigos de festa.

Pela diversidade de segmentos alcançados e produtos expostos, a feira torna-se atraente para empresas de vários setores e portes. A proposta é desmistificar a crença de que a importação é difícil, complexa e onerosa. Por isso, a Missão Empresarial à China, que faz parte do projeto Sua empresa Mundo Afora. “Nos últimos anos iniciamos um trabalho na área de importação. Nosso objetivo é estimular os empresários alagoanos a importar e exportar e, com isso, favorecer ao abastecimento do comércio e fomentar a economia alagoana”, afirma o presidente da Fecomércio, Wilton Malta.

Para o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, a Missão levará os empresários a conhecerem produtos de diversos segmentos com baixo custo e boa procedência. “Uma oportunidade importante para os empresários do Comércio de Alagoas conhecerem um universo fantástico de ofertas a custo bastante atrativo e diversificado. É uma feira impressionante, com oferta de todos os setores que se possa imaginar. E com o nível de organização dessa Missão, é bom até para aquele empresário que não pretende comprar ir para olhar as tendências para, num futuro, importar. São produtos com padrão de qualidade bom. A China, hoje, já não é mais sinônimo de produtos que não se possa comprar”, avalia.

E é esse olhar no futuro que despertou o interesse do empresário Eliazir Ribeiro. Empresário do ramo de descartáveis e limpeza, ele já recebe a consultoria do projeto “Sua empresa mundo afora”, do qual a missão é uma etapa, e pretende integrar o grupo alagoano que irá ao oriente. “Irei com o objetivo de encontrar algo diferente que eu possa trazer e inovar no mercado”, diz ao afirmar que será sua primeira importação e que a medida é uma alternativa para o atual momento econômico.

Locais

Reunindo mais de 150 mil tipos de produtos chineses, a Canton Fair existe há mais de 60 anos e atrai mais de 24 mil empresas do comércio exterior, além de empresários de todo o mundo. São duas edições anuais, uma em abril e outra em outubro, numa área de mais de 1 milhão de metros quadrados divididos em três pavilhões. Todos os produtos comercializados na feira possuem certificado de origem.

A missão ainda visitará a cidade de Yiwu. Localizada no sudeste da China, o local é conhecido internacionalmente pelos preços baixos e pela oferta de 1,8 milhão de produtos diferentes, atraindo comerciantes de várias partes do mundo. São cinco megacentros de compras, 75 mil lojas e circulação diária de 200 mil pessoas, considerado o maior mercado atacadista de pequenos commodities do mundo, reconhecido pela ONU e Banco Mundial. O centro exporta 65% dos produtos no mundo.

Missão

A Missão da Fecomércio será de 12 a 22 de abril, para a fase 1; e de 19 a 29 de abril aos interessados pela fase 2. O investimento é de 3.673,00 dólares, podendo ser parcelado em até quatro vezes. O pacote inclui tradutor Português/Mandarim (grupos de 10 pessoas para cada tradutor), hospedagem e traslado para a programação da missão, bilhetes aéreos na classe econômica, inscrição na feira, seguro viagem, visto chinês para brasileiros, entre outros. Informações: 82 9 9302.6442.

Participaram do encontro a presidente da Frente Parlamentar em Defesa do Comércio, deputada Jó Pereira; o deputado eleito Marcelo Beltrão; os presidentes Valdomiro Feitosa, Sincadeal; Ana Luíza Freire, Sindilojas Penedo; Arthur Guillou, Sirecom AL; Nilo Zampieri, Secovi AL; o diretor regional do Sesc, Willys Albuquerque; e o presidente da FCDL, José Leonardo Costa Marques.

 

 

Fonte: Ascom/Fecomércio

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos