Defesa Civil antecipa simulado de evacuação do bairro do Pinheiro

A nova data escolhida para a atividade é 16 de fevereiro

Felipe Brasil

Órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no Plano de Contingência vão participar de simulado

A Defesa Civil Estadual decidiu na tarde desta quarta-feira, 23, antecipar o simulado de evacuação do bairro do Pinheiro, que estava marcado para o dia 23, para o dia 16 de fevereiro. A mudança foi definida durante reunião com especialistas, representantes do Governo e moradores.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Estadual, tenente-coronel Moisés Melo, a medida visa evitar prejuízos na operação montada pela Polícia Civil e o Corpo de Bombeiros para as prévias de Carnaval na orla de Maceió.

“A mobilização da PM e do Corpo de Bombeiros no simulado no bairro do Pinheiro é fundamental para o sucesso do exercício. Mas também é necessário mobilizar esse contingente para as prévias carnavalescas. Então, decidimos alterar a data para que as duas situações possam contar com a força total das corporações”, explicou Melo.

Uma nova reunião de preparação para o exercício deve acontecer no dia 4 de fevereiro no quartel do 59° Batalhão de Infantaria Motorizada do Exército Brasileiro, que funciona como base de comando de todas as ações referentes à situação no bairro do Pinheiro, quando serão apresentados planos de contingência específicos de áreas como saúde, fornecimento de energia elétrica e abastecimento de água, elaborado pelos grupos de trabalho de cada setor.

A simulação da desocupação do bairro, que encontra-se sob risco iminente de acomodação do solo abaixo das residências, deve contar com a participação de cerca de 600 integrantes dos órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no Plano de Contingência elaborado para um eventual incidente no bairro, apresentado na última semana no Palácio República dos Palmares.

Outras reuniões setoriais da coordenação do Plano de Contingência serão realizadas nos próximos dias com órgãos como a Eletrobras, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal).

O plano pode ser colocado em ação a partir de um novo tremor de terra na região ou devido a condições climáticas que elevem os riscos de um incidente. Qualquer ocorrência na região do Pinheiro deve ser informada pelo telefone 193, do Corpo de Bombeiros.

Veja Mais

Deixe um comentário

Vídeos